quinta-feira, 9 de maio de 2013


O  QUE É,  O QUE É? 
MILTON  MACIEL 

Para você que gosta de adivinhas, aqui vão duas para você testar sua argúcia. Eu dou a fórmula e você adivinha o que é. Dica: é COMIDA.

No. 1 - INGREDIENTES: Carne de frango, PELE de frango, farinha de trigo, farinha de milho, farinha de arroz, fécula de mandioca, proteína de soja, água, gordura vegetal, SAL, vinagre, especiarias naturais (cebola, pimenta branca, pimenta vermelha, pimenta do reino, alho, gengibre), AÇUCAR, GLICOSE, cachaça, suco de maçã, antioxidante eritorbato de sódio INS316, aromas naturais de carne de frango, alho, pimenta, alecrim; realçador de sabor glutamato monosódico INS621, corantes naturais de carmin de cochonilha INS120 e urucum INS160b e espessante carragena INS407. Pelo geral esse material é todo comprimido na forma de pequenas peças retangulares para fritar, quando a tudo isso se somará o óleo de fritura.

Adivinhou? Certo, muito bem! É o “Empanado À BASE de carne de frango” que vem na caixinha de 300 g e que você dá para suas crianças. E come também!  A fórmula acima é do TEKITOS. Mas pode considerar todas as outras marcas plenamente equivalentes.


No. 2  - INGREDIENTES: carne de frango, água, amido alimentar modificado (é um tipo de maizena), SAL, extrato de fermento autolizado, amido de trigo, DEXTROSE (truque para esconder que tem AÇÚCAR – dextrose é o isômero dextrógiro de glicose), óleo de açafroa (cártamo ou falso açafrão), óleo de canola, mono e di-glicerídios, ácido cítrico, alecrim, extratos de alecrim, fosfatos de sódio. (até aqui é o que vai na “carne”). Por fora:  Farinha branqueada de trigo, farinha de milho amarela, mais amido modificado, bicarbonato de sódio, pirofosfato ácido de sódio, fosfato de sódio e alumínio, fosfato monocálcico, lactato de cálcio, temperos, amido de trigo de novo, amido de milho de novo, soro de leite. Preparado com óleo de milho, óleo de soja, óleo hidrogenado de soja (gordura trans) com TBHQ (butilisoquinona terciária)  e ácido cítrico para preservar  o frescor; e antiespumante de silicone dimetilpolisiloxano.
Depois disso tudo, ainda tem que fritar na lanchonete o que incorpora às peças mais óleo de “sabe-se-lá-o-que”.

Dica para ajudar: Num processo contra a empresa que produz e vende essa coisa na sua rede de lanchonetes, o juiz escreveu em sua apreciação: "Isso, ao invés de ser meramente frango frito numa panela, é uma criação Frankenstein de vários elementos não utilizados pela cozinha doméstica.” E questionou se “os clientes compreendiam os riscos de comer essa coisa ao invés de frango normal”.
ADIVINHOU? Muito bem, acertou de novo, parabéns! Sim, essa “coisa” é mesmo o famoso CHICKEN McNUGGETS, do Mcdonalds.
SÓ CERCA DE 50% do conteúdo dessas peças é mesmo carne de frango (e pele). O resto é... bem,, um festival de tudo o que dá para passar, de coisas naturais a outras completamente artificiais, como o perigoso TBHQ. Com enchimentos mais baratos (proteína texturizada de soja) para baixar o custo para o fabricante.
Bon Appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário