sábado, 23 de março de 2013


A  PRINCESINHA QUER DANÇAR – 7 
MILTON  MACIEL    

“Só usei o meu poder
Para regar meus prazeres.
Tive tudo e não logrei
Atender aos meus deveres.”

“O poder me fez mesquinho:
Fui menos rei que carrasco.
Agora vejo que é justo
Que o povo me tenha asco.”

“Mas já estou decidido:
Monarca não mais serei!
Já está na hora, meu povo
De terem um novo rei.”

“A partir de agora vou
Morar no Observatório.
Vou cultivar minhas rosas,
Viverei como um simplório.”

“Sei que nas melhores mãos
O meu reino deixarei.
A partir de hoje, então,
Juliano será seu rei.”

A multidão aplaudiu,
Pois o príncipe adorava.
“Juliano será o rei,
Bondoso que nos faltava.”

O príncipe, sim, concordou,
Era o que o povo queria.
Porém, naquele momento,
A todos surpreenderia:

“Escutem todos, lhes peço,
Por covarde não me tomem.
Porém, lhes pergunto agora:
Por que tem que ser um homem?”

“Eu não fujo dos encargos
Difíceis de os governar.
Mas quero que pensem bem
No conselho que vou dar:”

“Vocês já dispõem de um anjo
Que sempre lhes protegeu.
Minha mãe, nossa rainha,
Foi quem sempre os defendeu.”

“Sempre pensando no povo,
Os desmandos corrigindo,
A rainha foi clemente
Co’a bondade lhes sorrindo.”

“Por isso lhes digo agora:
O trono que o rei detinha
Ficará mais adequado
Nas mãos da nossa rainha.”

“Meu filho, isso é impossível!
Nossa lei – e a tradição –
Obrigam que seja um homem
A assumir a sucessão.”

“E você, nobre Samantha,
Diga você, minha irmã:
O que julga ser melhor
Para, do reino, o amanhã?”

CONCLUI AMANHÃ
(De: A PRINCESINHA QUER DANÇAR – Milton Maciel – pgs 25, 26 E 27)




Nenhum comentário:

Postar um comentário