domingo, 28 de abril de 2013


GAÚCHO  UAI-FAI   
MILTON  MACIEL  

Bueno, é que hoje é domingo
E eu me toco pro bolicho.
Não que eu goste de bochicho,
Por isso encilho meu pingo,
Agarro meu computador
E vô pra venda do Antenor.

Que lá no meio dos pasto
Duma estradita de terra,
Ainda bem longe da serra,
Além de um belo respasto
O Antenor tem um uai-fai
De um sinal que nunca cai.

Meu netebuque tem carga
De bateria onze hora.
Até a hora de ir embora,
Ninguém a descarga amarga.
Que a cosa por lá é tétrica:
Não hay energia elétrica!

Eu monto co’o netebuque
Bem seguro nos pelego.
Aí eu ligo assim que chego
E vô vê meu Feicebuque.
Mas não fico de bobage:
Eu vô lê minhas mensage.

Aí vai chegando a peonada,
Tudo guasca da campanha,
Se começa a tomá canha,
Mas não bebo quase nada.
(Eu não posso ficá grogue:
Tenho que postá no blogue!)

Já em casa é diferente
A rotina é que me atraca:
Já tô ordenhando as vaca
Quando o sol nem é nascente!
Aí vô pro campo, o gado,
Até meio-dia chegado.

O netebuque eu só ligo
Quando chego no galpão,
Pra tomá meu chimarrão.
Me comunicá, eu consigo,
Enquanto fico a esperá
Que a costela venha a assá.

Tenho uai-fai no meu galpão
Nos meus potrero também.
Só acho que não fica bem
Ter em casa o sinalzão.
Pois pra mim é a hora boa,
Só com as criança e a patroa.

Tio Juvêncio só me xinga,
E, brabo barbaridade,
É contra a modernidade:
Pior que cobra boicininga!”
Diz que "macho não se mete
Com essa droga de Internete."
  
Tio, tu qué é que eu me enrasque
E que fique atrapalhado?
Se precisá dá um recado,
Tu inda qué que eu mande um chasque?
E se o troço é longe ou feio,
Vá à cidade, ao correio?

E por falá em cidade,
Quero que saiba vosmicê:
Pois tem uai-fai no CTG!
Cosa de modernidade,
Ali que é o templo guascão
Que honra toda a Tradição!

Mas tu é uma cavalgadura,
Tio Juvêncio; o que te impede
De comprá teu próprio Aipede
É a tua cabeça dura!
Afinal tu tens a plata.
Vais deixá pra alguma ingrata?

Internete não é luxo,
Agora é necessidade.
E podes crer que é verdade:
Eu sigo o mesmo gaúcho.
E com Internete ou não
Sigo honrando a Tradição!

E para os meus companhero
Do bolicho do Antenor:
Pode usá meu computador!
E o favor eu faço intero:
Minha senha de acesso é isso:
“picanhacostelaexixo”.

E desta vez não esqueço,
De lhes dá o endereço
Do meu blogue na Internete:
É um Agá Te Te Pe,
Mais dois ponto e duas barra.
Aí tu segue e tu agarra
A escrevê o meu nome,
miltonmaciel, tu bem sabe.
Mas tudo junto, não erre.
Aí é ponto blogspot
E no fim, pra completá,
Ponto Com ponto Be Erre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário