quarta-feira, 10 de abril de 2013

A NOIVINHA - 6
MILTON MACIEL

Final da parte 5 – E a acusação qual é? – perguntou o sargento, mais à vontade, tentando mostrar sua autoridade e seu conhecimento da lei.

   Bastião perdeu a paciência com a ousadia do homenzinho.

PARTE 6   Puxou a peixeira e a cravou na mesa do sargento:

– Ora, ora, mecê num si faça di ingraçadinho! Intão num sabe o qui esse fio duma égua disgramado feiz, não?!

– Sei! Sei! Sei!! Sei, sim, seu moço, não se exalte! Eu sei, sim, perguntei por perguntar, é dever do meu ofício, sabe? Afinal, estou no lugar do Dr. Delegado. Mas eu sei, ele comeu os tampos de um menina de menor, tem que ser preso mesmo.

– Minina essa qui acuntece di sê nossa parenta, num sabe? – foi a vez de Jeremias encarar o sargento com cara de poucos amigos.

– Sim, sim, eu fiquei sabendo de tudo. Por favor, os senhores sentem aqui, que eu vou providenciar os documentos para lavrar a prisão do mequetrefe agora mesmo.

– Num carece, seu sargento delegado – afirmou o filho mais novo. – Isso o sinhô faiz dispois. Agora nóis qué vê é a cela dos prisionero. Quantos home tem preso hoje aqui?

– Bem, o senhor compreende, não é? A gente só tem uma cela e tem preso demais nela. Eu peço desculpas se não vou poder colocar o prisioneiro de vocês numa cela só dele – e o sargento se desculpava em mil mesuras.

– Ara, ara, mas quem é qui qué uma cela só pro bandido? Pois si nóis tá aqui é pra bota ele na jaula cum os otro preso, si é!

– Ah, os senhores querem que ele fique na mesma cela com os outros? Ah, bom, nesse caso, não tem problema nenhum.

   E o esperto sargento começou a rir. Estava entendendo qual era a intenção dos Timbó. Agora ficava claro porque o tinham trazido ali, vestido daquele jeito, de noiva.

   Osmar, o artífice por trás da luminosa idéia, tomou a si a condução da cerimônia nupcial que se seguiu:

– Pois nóis tem aqui a noivinha prá casá. Mas o sinhô ainda não disse quantos são os marido dela qui istão na cela.

– Ah, mas são seis homens, seu moço. Será que esse número é bom para a sua idéia?

  Osmar olhou para os parentes, viu os olhos de João Boto se arregalarem ainda mais, puro cagaço!

– É, acho qui tá bom pra começá. Pois intão vamo levá a noivinha pra casa dela!

   O sargento abriu a porta de grade, retirando o grosso cadeado. Os outros presos olharam a cena surpresos, mas começaram logo a rir, ao reconhecer João Boto naquelas roupas de noiva. Aí reconheceram Dito Timbó e perderam a vontade de rir. Ficou a curiosidade. Osmar sentenciou:

– Ói qui filicidade pr’ocês esta tarde: Ocês tá tudo na mão faiz um tempão, mais agora nóis tá trazendo pr’ocês uma noivinha – e empurrou João Boto para dentro da cela, onde os outros homens o receberam com gargalhadas, beliscões no traseiro desnudo e tudo o mais a que uma noivinha tinha direito na tarde gloriosa de suas núpcias com seus maridos.

  Que Dona Flor, que nada! Gulosa, a noivinha ia encarar logo seis maridos, todos de uma só vez.
   Sargento Elias ria às bandeiras despregadas. Dobrava-se de tanto rir, chegava a perder a fala e a respiração, os olhos cheios de lágrimas. Sim, senhor! Quando é que ia poder imaginar uma coisa assim, tão insólita? Pois não é que um jagunço, um jagunço que era o mais famoso e o mais temido matador de toda a região, lhe trazia aquele desordeiro ali, pronto para ser preso? Um matador – aliás, um não, quatro ao todo – bandido matador dando uma de policial, prendendo bandido descabaçador e fazendo entrega em domicílio, direto na delegacia, mas que mundo era esse, meu Deus?! O que mais faltava inventarem?!

   Pois a resposta estava ali mesmo: bandido doutor, fazendo castrar cirurgicamente bandido estuprador, com cuidados e requintes de assepsia. Mais essa, Senhor! E a execução final do plano, então: tirar as calças do homem (homem?), vesti-lo de noiva, desfilar com ele pela cidade e, por fim, entregá-lo como noivinha a seis maridos de má catadura, prisioneiros eviden-temente famintos de mulher.
CONTINUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário