quarta-feira, 2 de janeiro de 2013


SONO, SONHOS E AUTOCONTROLE – 2                      Jan. 02
MILTON MACIEL

Durante o período em que a pessoa dorme, sucedem-se vários ciclos iguais ao aqui mostrado, cada um com duração média de 90 minutos  = 1 hora e meia (A media humana é de 90 minutos, a minha, felizmente, é só de 70). Isso significa que, enquanto dormimos, passamos por uma série alternada de estágios de sono profundo e de sono REM (sonho).

Existe a crença generalizada de que devemos sempre dormir uma média de 8 horas por dia. Isto é incorreto: a necessidade de sono varia de pessoa para pessoa e varia, para a mesma pessoa, em função da sua idade. Os bebes recém-nascidos precisam dormir a quase totalidade das 24 horas do dia. Já as pessoas idosas têm, normalmente, pouca necessidade de sono. Um enorme número delas se martiriza inutilmente, achando que sofre de ins­ônia. Só porque ainda acreditam que necessitam de 8 horas de sono por dia, para poder descansar.

DORMIR MENOS

Como mostraremos mais adian­te, nesta série, a necessidade diária de sono é comandada pelo incons­ciente da pessoa e não apenas por seus relógios fisiológicos internos. É ele que deter­mina quantos CICLOS COMPLE­TOS de sono e sonho a pessoa ne­cessita por noite, naquela particular  etapa e circunstância de vida. Em última análise, o que os laboratórios de sono comprovaram é que o número de ho­ras diárias de sono necessárias é função apenas do número de SONHOS que a pes­soa precisa ter.

Existe um número mínimo de etapas de sono REM que são absolutamente neces­sárias à normalidade psicológica do indiví­duo. Esse mínimo Pode chegar a apenas dois ciclos completos para alguns indivíduos. São bastante conhecidos os exem­plos de Napoleão Bonaparte e de Winston Churchill que costuma­vam dormir apenas 2 horas por dia. Eles eram os meus ídolos de então, por que era exatamente isso que eu sonhava um dia imitar.

Quando eu ainda era estudante de En­genharia Química, aos 21 anos, ti­ve a felicidade de entrar, em Porto Alegre, em contato com o trabalho pioneiro do Dr. Michel Jouvet, de Paris. Fiquei fascinado com a possibilidade de DORMIR MENOS. Explico: meu curso era em tempo integral, de manhã e de tarde. Mas eu já tinha minha pequena firma, onde projetava e produzia aparelhos eletrônicos para análise química (fotocolorímetros, pHmetros, fotômetros de chama) que obviamente funcionava em horário integral e ainda exigia horas extras ao patrão. E, ainda por cima, eu já estava casado (cometi isso aos 19 anos) e tinha dois filhos pequenos. Ou seja, precisava tempo para a família também. Complicado para quem até então costumava dormir nove horas por dia.

Fui um dos primeiros voluntários a dormir com eletrodos de eletro­encefalógrafo ligados à cabeça. Descobri, então, qual a duração do meu ciclo pessoal de sono e sonho: era de apenas 70 minutos. Passei então a experimentar com a redu­ção do número de ciclos, até chegar ao número mínimo de ho­ras que eu precisava dormir. E chegamos à constatação que me bastavam 3 ciclos de 70 minutos, ou seja, 3 horas e meia de sono por dia. Nesse tempo eu tinha três fases de sonho, com duração mé­dia de 21 + 24 + 30 minutos = 75 minutos. Ou seja, em cada 3 horas e meia, eu sonhava durante 1 hora e 15 min. Quando tentei ir adian­te, tirando mais um ciclo, para chegar à minha meta de dormir só 2 horas por dia, passei a sofrer de horríveis enxaquecas e logo a­bandonamos essa meta, meu médico e eu.

Mas, desde então, tenho o hábito de dormir por volta das 3 da manhã e despertar, bem disposto e ativo, poucos minutos depois das 6,30 hs. Ou seja, tenho três ciclos completos de sono e sonho. E se, eventualmente, eu dormir mais do que isso, acordo “pastoso”, “passado”, ou seja, não me sinto lá muito bem: Dormi demais, é a força do hábito!

E isso acontece há mais de 40 anos! Nunca me trouxe qualquer prejuízo psicológico ou orgânico: pelo contrário, me deu um dia enorme e produtivo, com 21 horas e meia de vigília. Nem rugas nem cabelos brancos me marcaram com os sinais do envelhecimento precoce com que muitas pessoas, inclusive alguns poucos médicos, me ameaçaram. Houve um que garantiu que eu estava me condenando a morrer antes dos 40 anos! Se isso de fato aconteceu, até hoje eu não tomei consciência do fato e continuo acreditando, teimosamente,  que estou vivo.

Durante todos esses anos tenho encontrado um grande número de pessoas ativas e normais, que vivem muito bem dormindo menos de 5 horas por dia. Isso vem apenas confirmar que o número de horas de sono ideal é algo absolutamente pessoal.

No entanto é preciso esclarecer que dormir menos diminui a possibilidade de produção de endorfinas e hormônio de crescimento, o que, em princípio, aumenta a tendência a ganhar peso. Mais adiante, vamos desenvolver este assunto  com mais profundidade. No meu caso, eu fui uma criança obesa e, quando comecei a dormir menos, aos 21 anos, estava acima dos 100 quilos.  Nas experiências em que tentei, por três vezes, forçar um aumento de horas de sono, não houve redução de peso sensível.

Só alcancei essa redução significativamente depois que, mantendo meu ritmo diário de 3,5 horas de sono por dia, passei a seguir a DIETA PALEOLÍTICA. Só com ela eu consigo coisas do tipo perder 15% de peso corporal em 3 meses. E levar rapidamente para a normalidade minhas taxas de glicose, colesterol, triglicérides e insulina. Mas basta 3 meses da dieta convencional, que é cheia de carboidratos e gorduras errados e eivada de lectinas maléficas, para detonar todos esses benefícios e retomar rapidamente o ganho de peso.

(Uma advertência: Não se deve simplesmente cortar horas de sono aleatoriamente. Lembre-se que, no meu caso, tive o suporte de um grupo acadêmico de pesquisas e de um laboratório de sono. Quem desejar alterar seus ciclos ‑ para menos ou para mais ‑ só deve fazê‑lo sob supervisão de especialista, medindo seus ciclos de sono e sonho em laboratório. Hoje em dia há um grande número de laboratórios de sono no Brasil)

É importantíssimo que os ciclos sejam dormidos completos. Acordar durante a fase alfa, a de sonhos, é muito ruim. O inconsciente resiste e, se o despertador toca nessa hora e você é espoliado do seu sonho, vai haver conseqüência durante o dia seguinte: você não fica lá de muito bom humor e sua produtividade cai. Mais adiante, após estudarmos os ciclos circadianos, vamos ensinar como é que se faz para evitar que isso aconteça todos os dias. (MM) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário