terça-feira, 28 de janeiro de 2014

O MUNDO É DOS JOVENS?
MILTON MACIEL

NÃO, ESSE É UM MITO INTENCIONALMENTE CRIADO! Mas é preciso que os jovens e as pessoas de meia-idade acreditem nesse MITO, porque é assim que o SISTEMA funciona.

Ora bolas, o mundo é de quem tem o DINHEIRO, caramba! Como diz um sábio ditado argentino: “El que paga que lo mande”. E os jovens ainda não têm o dinheiro. Quem tem o dinheiro são os VELHOS. Os banqueiros, os investidores, os governantes, os ditadores, os industriais e os comerciantes de grande porte. Alguma dúvida de que o mundo é DELES, que eles é que mandam? Mandam e se garantem, porque com o dinheiro eles compram as armas e os militares, os presidentes e os ditadores, os deputados, senadores e magistrados – estes últimos três, gente de mais baixa extração, menos valorizada no mercado, de preço necessariamente mais baixo, que militam no lucrativo ramo de negócios da corrupção passiva.

Claro, a corrupção ativa fica com por conta dos VELHOS RICOS donos das empreiteiras, das fábricas de aviões, dos grandes fornecimentos públicos, dos imensos negócios de sonegação fiscal a la Globo.

Os VELHOS  donos do dinheiro fazem as guerras e fabricam os mísseis. E os aviões para lançá-los. Fazem os transgênicos e os piores venenos com que a indústria da agricultura começa uma corrente macabra, que prossegue numa indústria alimentícia que compromete a saúde da humanidade em nome dos lucros, deixando-a cada vez mais doente. Para que o elo seguinte da corrente, a indústria farmacêutica possa explorá-la e o elo remanescente, a indústria médica e hospitalar termine de exaurir os seus parcos recursos. Se algo ainda puder sobrar, os agiotas dos bancos e os cartões de crédito expurgam esse resto a curto, médio e longo prazo.

O mundo é dos VELHOS! Claro, não do seu avô pobrezinho, todo desconjuntado das juntas, mal conseguindo fazer xixi com sua próstata inchada, sofrendo de diabetes, pressão alta e insuficiência cardíaca. Ele é só um coitado a mais, vivendo de sua magérrima aposentadoria e penando nas filas do SUS.

Mas por que estamos perdendo tempo falando do seu avô? Eu disse que ele é POBREZINHO. Que, a rigor, é ainda pior do que pobre, por que é o pobre todo ferradinho.

Não, não, tenhamos coerência! Eu afirmei que o mundo é dos VELHOS, sim. Mas não dos velhos ferrados como seu avô. O mundo é dos VELHOS RICOS. Na verdade, a rigor dos velhos BILIONÁRIOS e, com muito favor, dos milionários aspirantes ao BI, que tratam de tirar tudo o que podem dos consumidores para poderem acumular a subir de categoria. Eles são os VELHOS: os Murdochs e os Robertos Marinhos, os Frias, os Mesquitas, os cidadãos Kane de seu tempo, que enriquecem veiculando a voz do Sistema “His master’s voice”, a voz do dono, como fazia o cachorrinho da RCA Victor. E são os Hollandes, as Merkel, os Castro (opa, estes aqui, nesse contexto, lembram mais o seu avozinho ferrado, mas vá lá). E, falando sério, os Putin e os Obama e sua SNA, junto com a indissociável sombra senil dos velhos republicanos carcomidos do Tea Party, sempre loucos para deflagrarem mais uma lucrativa guerra, desde que na casa dos outros, é claro.

O mundo é desses VELHOS! Só que eles têm dinheiro suficiente para pagarem as grandes agências de publicidade e elas criaram o mito do mundo dos jovens. Ora, os jovens entram nessa como massa inocente de manobra, nada mais. Eles são consumidores em formação e em evolução. Estão sendo treinados para comprar, comprar, se endividar e querer comprar mais. E adoecer e gastar os tubos para tratarem de suas doenças não-transmissíveis, crônicas, todas elas semeadas pelo próprio Sistema. Cura eles não terão, mas poderão chegar a serem obedientes e conformados velhos doentes, ainda tendo que tomar pelo menos uma dúzia de comprimidos diferentes todos os dias, para gáudio e orgasmo da indústria farmacêutica e da médico-hospitalar, até que o morte (dele) os separe (delas). Tanto faz, outros o substituirão!


Os jovens são suficientemente inexperientes e incautos para acreditarem no MITO. E para comprarem o mesmo jeans, fabricado naquela mesma velha fábrica lá da Mooca, por 16 reais, numa cesta no chão de uma loja surrapa do Largo 13 de Maio; ou, por 1600 reais, numa vitrine emproada de uma Daslu qualquer da vida, onde o tal jeans, ainda por cima, posa de importado. A única diferença entre as calças é só o etiqueta de couro que foi costurada na bunda. E o(a) jovem incauto(a) empina a bunda para se fazer importante, se possível entra nos ambientes caminhando de costas.

Já as pessoas que agora estão atingindo, em pânico, a meia-idade, também elas foram domesticadas e amestradas para crerem no MITO. O mundo é dos jovens! Logo eles e, ainda mais, elas, tentam de todas as formas não envelhecer. Envelhecer É PECADO: o mundo é dos jovens! E lá se vão verdadeiras fortunas para a Indústria das Ilusões Impossíveis e, entre cosméticos, liftings, botoxes e plásticas, os de meia-idade remediados se desremedeiam de vez, se endividam, mas lutam contra o relógio do tempo, envelhecer é pecado! É anátema!

O mundo é dos jovens??!!  VELHOS SAFADOS!!!


(Imagens: Jane Fonda;  Leonardo di Caprio: O Lobo de Wall Street)



Nenhum comentário:

Postar um comentário