quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

MANOEL  DA NÓBREGA 
O FUNDADOR de São Paulo é o CRIADOR do Rio de Janeiro
MILTON MACIEL
(de “DE FRANÇA E BRASIL” - Vol 2: O Rio de França e Brasil)

O jovem Estácio sentia-se mais abatido do que nunca. Que cruz tomara sobre seus inexperientes ombros! Voltara de Portugal com a específica incumbência de fundar uma vila bem no coração das terras tamoias. Ou seja, no meio de milhares de ferozes inimigos. E com suas poucas centenas de homens em armas! Agora, fundeado em São Vicente, encetara a difícil subida da serra até Piratininga, para se aconselhar com Padre Nóbrega, como lhe exigira seu tio Mem de Sá, o governador geral.

– Não posso, padre! É responsabilidade demais para mim. Se eu fracassar... Não somente eu estarei acabado antes de começar, mas serei responsável pelas mortes de todos estes bons homens que lidero agora.

O padre Manoel da Nóbrega, forte e rijo nos seus 44 anos, apesar das excruciantes dores nas varizes das pernas – ainda hoje o jovem José de Anchieta tivera que ajudá-lo, carregando-o duas vezes sobre suas costas corcundas – era um verdadeiro rochedo de determinação. Nada o faria desistir do seu plano de dar segurança à vila de São Paulo de Piratininga. E isso significava atacar o inimigo tamoio na baía de Guanabara. Fixou seus olhos com inconteste autoridade no jovem comandante português, de apenas 21 anos:

– Você pode meu filho! Não só pode, como deve. Deve essa atitude e essa ação a todos nós, os que vivemos e nos arriscamos nestas terras do sul. Deve aos abnegados de São Paulo de Piratininga, de São Vicente, de Cananéia, que a toda hora sofrem os mortíferos ataques desses tupinambás que se confederam como tamoios. E deve-o a sua rainha, que o encarregou pessoalmente de fundar essa vila fortificada lá no coração do território inimigo.

– Mas, padre. Se eu falhar... Como poderei me defender perante Sua Majestade?

– Você não precisará se defender. EU o defenderei, eu falarei por você. Eu assumo toda a responsabilidade. Deus estará com você e seus homens. E eu e José de Anchieta estaremos também. Subiremos para a Guanabara com todos os bergantins, galés e canoas que conseguirmos juntar aqui no sul. Cheios de bravos combatentes. E irão os irmão italianos Adorno, grandes capitães, e nosso aliados índios e mamelucos. Teremos uma grande força, poderemos fazer face aos tamoios, você vai ver.

Estácio de Sá deixou-se ficar alguns instantes com os olhos perdidos no infinito, sem nada ver, apenas pensando em sua espinhosa missão: tomar a baía de Guanabara para Portugal. Tomá-la em definitivo dos milhares de tamoios que a cercavam e dos remanescentes franceses.

Ali mesmo, poucos anos antes, o almirante francês Nicholas Durand de Villegaignon havia constituído sua débil França Antártica em 1555. Sem apoio do rei francês, cansado e desgastado, ele havia voltado para França em 1559 e, um ano depois, em 1560, seu tio, Mem de Sá, com a sólida ajuda deste mesmo inquebrantável padre jesuíta Manoel da Nóbrega e de forças que acorreram de Santos e de São Vicente, havia conseguido derrotar os 300 franceses remanescentes e destruir completamente o forte de Coligny na ilha e todas as edificações da praia do Flamengo.

Mas cerca de 30 franceses permaneceram no lugar, escondidos nos matos e vivendo com os índios. Eles mantinham aceso o comércio do pau-brasil com as naves francesas. E mantinha-se também, acirradíssimo, o ódio dos tamoios aos portugueses invasores. Rompida a débil paz de Iperoig, os ataques recrudesceram de parte a parte.

Por outro lado, Manoel da Nóbrega, um político de raríssima habilidade, tinha certeza que não poderia haver tranqüilidade enquanto a resistência dos tamoios persistisse. Na sua concepção, era essencial golpeá-los colocando um núcleo fortificado bem no centro de suas terras, que se estendiam de Cabo Frio até perto de Bertioga. E esse centro nevrálgico, para ele, era na baía de Guanabara. Era ali, exatamente ali, onde os franceses haviam tentado fixar sua malograda França Antártica, que deveria ser erguida a cidadela que embasaria a criação de uma verdadeira cidade européia.

E essa cidade, que ele e somente ele, com sua habilidade diplomática e sua persistência incansável,  havia conseguido convencer a própria rainha a criar, essa cidade era fundamental para que São Paulo pudesse existir. Paradoxalmente, uma cidade que seria criada por paulistas e portugueses, no que seria o Rio de Janeiro, haveria de ser o baluarte que garantiria a sobrevivência de São Paulo.

O hábil e visionário Manoel da Nóbrega foi assim, o grande cérebro por trás da fundação DAS DUAS maiores cidades do Brasil contemporâneo. Louvam-no por isso os paulistanos de hoje; esquecem-no, por desconhecimento histórico, os cariocas em sua maioria. Homenageiam apenas Estácio de Sá, cuja passagem pela Guanabara, depois da fundação da vila, foi meteórica.

Figura: "A PARTIDA DE ESTÁCIO DE SÁ" - quadro de Benedito Calixto - Mostra o padre Manoel da Nóbrega abençoando as naus  que partem para ocupar a baía de Guanabara.

(CONTINUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário