segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Curso de formação de escritores auto-editores
O ESCRITOR PUBLICÁVEL
Prof. MILTON MACIEL, escritor e editor

Muito feliz com a adesão de escritores e aspirantes a escritores da Grande São Paulo, Campinas, Guarujá e Santos ao meu Curso de Formação de Escritores Auto-editores “O ESCRITOR PUBLICÁVEL”. Os seminários estão marcados, com poucas vagas ainda disponíveis em dois deles, pois, num sistema de ensino personalizado, não se pode ter um grande número de alunos por sala:

Grupo JORGE AMADO – Sábado 22 de fevereiro, das 9 às 17 horas
Grupo ÉRICO VERÍSSIMO – Sábado, 8 de Março, das 9 às 17 hs
Grupo GRAÇA ARANHA – Quarta e quinta, 12 e 13 de Março, das 19 às 22,15 hs

Os dois primeiros grupos terão seminários um sábado por mês. O terceiro, sempre na sequência quarta-quinta, uma vês por mês também.

Quatro exercícios de aplicação, subsequentes aos seminários, são escritos pelos alunos (aviso: eles não são pequenos!) e, uma vez que por eles remetidos, são criticados e retornados uma vez por semana, tudo por Internet. Sempre de forma individual e sigilosa, durante as três/quatro semanas seguintes, até a realização do seminário mensal subsequente.

O currículo e a metodologia foram criados por mim nos EUA, com o nome THE PUBLISHABLE WRITER, depois que eu fiz lá, ao longo de 4 anos (2009 a 2013)  49 cursos, oficinas e retiros específicos (para escritores, agentes literários e promoters de livros)  sobre Escrita Criativa (Criative Writing), Técnicas de Escrever, Leitura do Escritor, Screen Play, Travel Writing, Magazine Writing, Non-fiction Writing, Ghost Writing, Speaker Writer (conferencista pago), produção de livros físicos e de e-books, criação de capas, mercado livreiro, marketing e promoção de livros, auto-publicação, plataforma do escritor, redes sociais para escritor, blog e site do escritor, produção e comercialização auto-suficiente de livros e e-books. Com fontes tão competentes e diversas quanto Steve Harrison (RTIR), Brandon Burchard (Expert’s Academy), Writer Digest University, American Writers and Artists Inc (AWAI), Ghotam Workshops (N. York), Kindle Direct Publishing (Amazon) e muitos, muitos outros.

Todo esse know-how estará agora disponível no Brasil, a partir do mês de  Fevereiro, em São Paulo. Mais três cidades, cuja logística esta sendo avaliada, receberão na sequência os módulos I e II do Curso.

Por não se limitar apenas ao lado artístico e técnico da criação do manuscrito, “O ESCRITOR PUBLICÁVEL” será, certamente, o mais completo curso de formação PROFISSIONAL de escritores que o Brasil já viu. Vai retirar do limbo do encalhe dos livros publicados e da desilusão dos manuscritos recusados pelas editoras (ou sequer submetidos) um enorme número de escritores de grande potencial artístico, técnico e mercadológico. Esta é a missão crítica que norteia nosso esforço.

A ênfase do curso é tornar o escritor PUBLICÁVEL, ensinando-o não apenas a escrever bem, mas a escrever muito bem. Só que isso ainda é muito pouco! Não adianta escrever muito bem sobre uma ideia muito ruim. A ênfase é colocada também em fazer publicável o que o escritor produz. Isto e, treiná-lo para saber o que o mercado aceita, precisa e compra, tanto em nível de leitor como em nível de agente literário, editor e casa publicadora (o publisher, que no Brasil tem o confuso nome de editora). E vai mais adiante: ensina o escritor a produzir ele próprio o seu livro do início ao fim, do manuscrito, às revisões, editoração, criação de capa, produção do livro físico e do e-book, auto-publicação sob demanda independente com ínfimo investimento e estoque zero, promoção, marketing e comercialização direta de livros e e-books, com especial destaque para as vendas online. Gera o que chamo de escritor auto-editor.


Em resumo, livra o escritor do velho circuito convencional, de editora, distribuidora e livraria, onde ele tem baixíssimas probabililidades de penetrar, como mostro exaustivamente em meu livro “O FUTURO DO LIVRO IMPRESSO, do Jornal e da Revista, Num Mundo Cada Vez Mais Digital” (IDEL, 2013). O autor só se vincula àqueke circuito se assim o desejar, sob condições muito favoráveis. Eu procuro formar o que nos EUA chamamos de Escritor Híbrido, isto é, aquele que tanto se auto-publica, promove e vende, quanto se deixa publicar através do canal convencional das editoras, distribuidoras e livrarias. (MM)

SEMINÁRIO I - PROGRAMA

Bloco I – 9  às 10:30 hs – Quem vende livros? A PLATAFORMA do escritor
  É possível viver só do que se escreve?
  Rápida abordagem aos gêneros e sub-gêneros literários
  20 mercados diferentes para o escritor
  A PRODUÇÃO DO LIVRO FÍSICO. Custos.

Bloco II – 10:45 a 12:15 – Fatos, mitos e números do mercado de livros no Brasil e no mundo
                                          O futuro do livro impresso, do jornal e da revista
                                          E-book + tablet + smart phone: a cavalaria chegou!

ALMOÇO – 12:15 às 13:45 hs

Bloco III – 14 às 15:30 hs - Leitura de Escritor: Jorge Amado – O Capitão de Longo Curso
                                         O homem é aquilo que come, o escritor é aquilo que lê
                                         Desconstrução do parágrafo amadiano
                                         Reconstrução livre: exercício

Bloco IV – 15:45 às 17 hs – Delineamento e projeto (outline): a estrutura da ideia
                                  
                                        O  PERSONAGEM  I – 1a. parte:  
                                                                          Do psicológico para o físico. Histórico. Linguagem.
                                                                          Densidade, autenticidade, fantasia; falhas.
                                                                          Camadas sucessivas - Exercícios

Nenhum comentário:

Postar um comentário