terça-feira, 14 de janeiro de 2014

DRA. FUMIKO - 4a. parte
Um Amor que vence o Não e a Vida exorta
MILTON MACIEL


Fim da 3ª. parte:
– Isso mesmo, Maria Rita é que era a cozinheira então. Era uma negra bonita demais, que tinha chegado com o filho pequeno de algum lugar lá do Nordeste. Tinha trabalhado em cozinha de restaurante, era de forno e fogão. Logo Dona Fumiko trouxe a mãe e filho para morarem na casa grande. Acho que fazia uns quatro ou cinco meses que vocês tinham ido embora, Dona Fumiko se tomou de amores pelo pretinho, que devia andar lá pelos onze ou doze anos e era um amor de criança. Sua avó, minha filha, nunca aceitou a atitude do seu avô, de virar as costas para vocês. Ela vivia reclamando que ao menos...

4ª. parte:
...você não tinha culpa de nada, que se ele quisesse ser carrasco com a filha, não tinha direito de ser malvado com a neta. E queria porque queria ir para o Japão à procura de vocês. Eu tinha acabado de ser contratada quando ela chegou um dia toda contente de Bastos, tinha recebido a informação de onde vocês estavam em Tóquio, o embaixador do Brasil é que tinha conseguido.

– Mas o Seu Chiquinho, muito turrão...

– Ah, Seu Aristides, não houve força nesse mundo que fizesse aquele cabeçudo mudar de ideia! Ele se isolou nesta granja, nunca mais saiu, nunca mais recebeu ninguém, colocou um contador pra fazer todos os contatos de negócios, de cooperativa, de bancos. Virou um bicho, um anti-social completo.

Helena, agora mais tranquila, lembrou-se de perguntar então:

– E como morreu a minha avó?

– Pois foi assim mesmo, foi um ataque do coração fulminante. Como isso aconteceu ninguém sabe, mas eu sei, porque eu estava presente. E eu vi que ela estava tendo, mais uma vez, uma discussão terrível com o marido, por causa da filha e da neta. Para uma mulher japonesa tradicional ter coragem de enfrentar o marido daquele jeito, é porque ela estava mesmo decidida. Eu ouvi os gritos deles, Dona Fumiko estava com uma mala pequena na sala e disse que ia embora pra Tókio atrás de vocês. E que, por causa disso, estava deixando o marido.

– Santo Deus, Sinhana! Ninguém sabe disso aqui em Bastos.

– Não sabem porque eu nunca contei, hoje é a primeira vez que estou falando nisso. O velho ficou possesso, avançou pra cima da mulher, arrancou a mala da mão dela e sacudiu Dona Fumiko com toda a força, gritando com ela. Não sei o que eles diziam, porque aí já estavam falando só em japonês. Então ela se soltou dele, usando toda a sua força, e começou a dizer algo, gritando. Mas não acabou. De repente ela desabou no chão. Estava morta! E tinha só 59 anos.

– Céus! E o meu avô?

– Primeiro ele ainda deus uns gritos com ela, acho que pensou que ela estava fingindo. Eu, que estava olhando tudo escondida lá da sala de jantar, tive certeza na mesma hora que ela tinha morrido. Não sei como, mas eu senti isso! Fiquei gelada, sem ação, não saí do mesmo lugar. Aí o Seu Chico se convenceu que ela estava desmaiada e saiu correndo aos gritos pra pedir ajuda. Mas, antes, ele correu e escondeu a mala dela no quarto, acho que jogou dentro de um armário. Pra ele, era uma vergonha mortal a mulher desobedecer o marido e ir embora sem permissão dele.

– E quem veio socorrer?

– As primeiras pessoas a chegarem foram Maria Rita e o menino. E viram que Dona Fumiko estava morta, com os olhos meio abertos. Os dois começaram a chorar e o Seu Chico foi buscar mais gente. Todos os que chegaram reconheceram a morte dela, menos o marido. Ele saiu como um louco, pegou o automóvel, foi para Iacri, que é mais perto daqui do que Bastos, e voltou com um medico. Que só o que fez foi atestar a morte dela.

– Que coisa, Sinhana, como essa família tem dramas de morte!

– O Seu Chico, daquele dia em diante, se fechou ainda mais. Mal falava algo com a gente, só o mínimo pra se fazer entender. Mas não com o Marcelo. Dona Fumiko adorava o menino, que levava pra tudo que é lugar aonde ia. E o Seu Chico conversava bastante com ele, também. Assim, depois que Dona Fumiko se foi, ele se fechou de vez, mas fez do menino a sua ligação com o mundo. Eu imagino só a culpa que ele devia sentir pela morte dela!

– É mesmo, Sinhana, deve ser uma coisa terrível: saber que sua esposa morreu por sua culpa e, ainda mais, por causa do que você fez com sua filha e sua neta. Eu é que não queria estar na pele dele nessa hora.

– Pois é, Seu Aristides, ele, que era um homem forte como só, começou a definhar a olhos vistos a partir daquele dia. Era a culpa. E a saudade dela. Tanto que, dois anos depois, teve o primeiro derrame.

– Sim, eu lembro, ficou com a boca torta, falava mal e se movia com dificuldade, usando bengala. E usando mais o moleque, que já estava alto e espigado e servia de apoio pro velho. Isso foi em 2001, o menino já estava então com 15 anos.

– E a mãe dele, a belezura da Maria Rita, já tinha dado no pé e fugido aqui da granja com aquele motorista do caminhão de ovos. Ela chegou a me consultar, disse que o homem ia botar casa pra ela na Paraíba, mas que não queria filho dos outros. Para ir com ele, ela tinha que deixar o menino aqui.

Helena se horrorizou:

– E ela teve a coragem?!

– Teve, minha filha. A diaba era muito linda, só pensava em roupa bonita e produto de beleza. Nunca deu muita atenção ao filho, por isso ele tinha se apegado tanto a Dona Fumiko. Abandonou o moleque aqui, porque ela sabia que o Seu Chiquinho, não só gostava muito do Marcelo, como tinha passado a precisar muito dele também.

– E então?

– Então, minha filha, o menino se agarrou com Seu Chiquinho e o Seu Chiquinho se agarrou com o menino. Era Marcelinho pra cá, padrinho pra lá, era como eles se tratavam. Seu Chiquinho ensinou ao menino tudo sobre o negócio da granja, de ração, de produção de milho e soja, de contabilidade, de bancos. Saiam quase todo dia naquele trator, um mais velho, que era um pouco menor que este, não tinha uma cabine assim tão moderna. Seu Chiquinho mandou fazer uma adaptação e ainda conseguia dirigir, o menino aprendia, e eles iam no maior conversê, que durava o dia todo. Depois de pouco tempo, já era o Marcelo quem dirigia o trator, sempre os dois juntos, como ele faz até hoje. E eu, que via tudo desde aquela época , fico impressionada: como é que o Marcelo faz tudo igual, como se não tivesse acontecido nada, nem o primeiro, nem o segundo derrame, como ele sai e volta conversando com o Seu Chiquinho como era antes. E o Seu Chiquinho agora parece que é um bonequinho, quieto, mirradinho, sem ação, sem palavrório, um pacotinho de gente...

– O segundo derrame, o terrível, foi em 2005. Aí o menino já estava com 19 anos.

– Isso mesmo, Seu Aristides. E ele já tinha assumido todos os negócios. Antes de ter esse segundo derrame, Seu Chiquinho deu procuração de tudo pra ele, assim que ele completou os 18 anos. Ele é que negociava com os clientes e fornecedores, com a cooperativa, com os bancos. Ele é que recebia dinheiro, assinava cheques, fazia pagamentos, contratava e despedia empregados. O velho tinha a maior confiança no rapaz.

– E, pelo jeito, o Marcelo merecia mesmo, a julgar pelo que fazia então e pelo que faz hoje em dia, quando o velhinho está totalmente incapaz e tudo ficou só nas mãos do rapaz. Se fosse um desonesto, ele tinha desviado uma fortuna pessoal ou, quem sabe, podia vender tudo isso que está aqui e ir embora pra gozar a vida como milionário, deixando o velho largado aqui.

– Pois é, Seu Aristides. O Marcelo é a pessoa mais honesta que eu conheci na vida. Um dia eu disse isso pra ele e ele não concordou. Ele me falou que a pessoa mais honesta que eu conheci na vida se chamava Takeo Toshiuki, o Seu Chiquinho. E que, se ele era honesto como eu dizia, é porque ele tinha orgulho de ser filho de Takeo Toshiuki, que tudo o que ele sabia, inclusive honestidade, ele aprendeu com o velho. E que jamais iria fazer qualquer coisa que desonrasse o nome do pai. E ele me surpreendeu falando essa palavra, pai, com os olhos cheios de lágrimas. Foi nesse dia que ele me mostrou os documentos secretos, coisa de mais ou menos uns seis meses atrás.

– Documentos secretos?

– Sim, minha filha, ele me mostrou que o Seu Chiquinho, pouco antes do segundo derrame, tinha adotado ele como seu filho, com todos os direitos sucessórios. Você não vai gostar de saber, mas ele deserdou sua mãe na mesma semana que ela foi embora para o Japão. Teve a coragem de deserdar a filha única, que tinha uma filha e estava grávida de outra criança. Dona Fumiko nunca aceitou isso, sofreu por causa disso, morreu por causa disso.

– Mas eu já sei disso há muito tempo! E não tenho que gostar ou não gostar, Dona Sinhana. Minha mãe me fala, desde que eu era criançinha, que tem certeza que o pai dela fez isso mesmo, que nem ela nem eu temos qualquer direito sobre as propriedades do meu avô. Eu cresci acostumada com isso, nós nunca pensamos nesses bens. Felizmente, estamos bem lá ano Japão, minha mãe é médica e professora universitária. Eu também sou médica e acabei minha pós-graduação bem agora. Pelo contrário, eu fico muito feliz que esse rapaz tenha crescido aqui na granja e tenha se tornado um filho para o meu avô.

Heleninha arregalou os olhinhos amendoados, como quem faz cara de surpresa e prosseguiu:

– E que filho! Eu acabo de ver com meus próprios olhos, se alguém me contasse, eu acho que dificilmente acreditaria. E vocês, ainda por cima, me dizem que ele é tão honesto assim. Meu avô ganhou isso tudo aqui trabalhando dezenas de anos de sol a sol. Ele tinha todo o direito de legar esses bens para quem ele quisesse, é mais do que justo.

– Puxa, menina, você me surpreende! Pensei que você ia ficar chateada com essa história de ele deserdar sua mãe, fazer do Marcelo um filho e o único herdeiro universal.

– Não, Seu Aristides, eu não vim aqui atrás de nada material, eu quero é só ver o meu avô, dizer o que a minha mãe pediu que eu dissesse, ainda que ele não consiga me entender. Depois disso, minha missão está cumprida.  Aí eu só quero é voltar correndo para o Japão, para ficar com a minha mãe no hospital, só isso. Aliás, como eu vou poder falar com o meu avô dentro de poucos minutos, eu lhe peço, Seu Aristides, que fique mais um pouco aqui, me espere, porque em seguida a gente volta para Bastos e eu pego o primeiro ônibus que tiver para Campinas, para Viracopos. Eu lhe pago um pouco a mais por seu tempo de espera.

– Ora, ora, menina, você não conhece mesmo o velho Aristides Silveira, não teve tempo ainda. Não só não vou cobrar nada a mais, como já resolvi, desde que soube quem você era, que não vou cobrar nada de você por esta corrida.

– Nada?! Mas isso é injusto, Seu Aristides. Eu não posso aceitar.

– E também não pode fazer nada pra impedir, Heleninha. Essa vai ser minha pequena homenagem a sua mãe, uma pessoa que eu prezei tanto no meu passado.

A voz do homem embargou-se levemente e ele disse que precisava se afastar um pouco, para fumar. Quando ele desapareceu na outra ponta da casa, tomando o cuidado de ainda ficar oculto para Marcelo, mantendo-se entre as mangueiras, Sinhana cochichou para Helena:

– Mentira, menina, ele não fuma faz muitos anos. É que sua mãe foi o grande amor da juventude dele. Foi no colo da minha mãe que ele chorou, no dia em que voltou do casamento dela.

Helena ficou com os olhinhos perdidos na distância, imaginando como teria sido melhor, se seu pai tivesse sido aquele homem tão bom, tão simples e tão humano, ao invés daquele dentista criminoso, que ela descobrira dois dias atrás que estava vivo e que era um presidiário.

Sinhana arrancou-a do devaneio, dizendo:

– Pronto, agora se prepare para ver seu avô enfim! O Marcelo já está levando o velho no colo pra dentro de casa. Eu vou pra lá, servir nosso almoço, comemos sempre juntos os três. Mas antes que eu ponha os pratos na mesa, eu quero que você e o Seu Aristides batam palmas ali na porta principal da casa grande, assim que eu aparecer ali e lhes fizer sinal. Se tudo correr bem como eu espero, eu quero – e o Marcelo vai querer também – que vocês fiquem pra almoçar com a gente. Vá lá buscar o Seu Aristides, que eu estou indo pra cozinha agora.

Era meio-dia em ponto quando Sinhana apareceu na porta e fez sinal com a mão. Voltou a entrar em casa e esperou pelas palmas. Estas vieram imediatamente, batidas por quatro mãos, as de Helena extremamente trêmulas e nervosas. O grande momento ia chegar!
CONTINUA...


Nenhum comentário:

Postar um comentário