terça-feira, 24 de julho de 2012


UM BLOG DE ANIVERSÁRIO
MILTON MACIEL

Este blog é junino e joanino. Nasceu em Junho, trinta dias atrás exatamente, no dia de São João. Então ele, como o não-planejado patrono, “acende a fogueira no meu coração”. Vê-se, portanto, que o blog está de aniversário hoje: completa o seu primeiro mês de vida. Comemoro-o com este texto.

Um blog é uma nova realidade maravilhosa dos nossos tempos. Você vira seu próprio editor (Publisher). Nem bem escreve e já está entregando sua produção para o mundo, para o universo. Não depende de agente literário, não depende de revisor, de diagramador, de casa publicadora. VOCÊ é tudo isso ao mesmo tempo.

E você também vira a editora que publica matérias de outros escritores, contemporâneos ou antigos, vivos ou falecidos. Você converte seu blog no que você quiser e ele fica sempre com a sua cara.

Nos meus trabalhos de consultor e coach, costumo recomendar enfaticamente que meus clientes aprendam a desenvolver seu blogs pessoais, grande parte deles com temáticas de suas respectivas profissões. Assim eles começam a escrever, sem aquela obrigatoriedade de fazerem uma obra prima. E sem precisarem se preocupar se um dia alguém vai se interessar em publicar os seus trabalhos.

No seu blog, seguindo critérios totalmente seus, você posta o que quiser, com a extensão que quiser, com a qualidade que conseguir, com a freqüência que lograr – e entrega tudo na mesma hora aos seus leitores potenciais.

O blog ensina você a escrever textos curtos, força você a ter uma certa disciplina na freqüência das postagens, a assumir uma responsabilidade crescente com seus leitores, à medida que a estatística lhe mostra que o número de acessos a seu blog vai crescendo continuamente. Esse é, sem duvida o primeiro grande dividendo que você tem ao começar e sustentar seu blog. Ele o faz potencialmente escritor, caso você ainda não o seja.

É verdade: Não só você se exercita com muita freqüência na arte de escrever e revisar, como também, à medida que você vai acumulando matérias suas com o passar dos meses, você está potencialmente construindo a existência de um livro de crônicas, ou de contos, ou de poesias, ou de crítica.

E agora, com o advento das maravilhosas tecnologias do e-book e do printing on demand, você mesmo pode publicar seus livros a custo zero (e-books) ou muito próximo de zero (printing on demand). Adeus ditadura das grandes editoras, adeus ditaduras dos livros apenas físicos, adeus meses ou anos de espera até ter seu trabalho publicado. Palavra de editor, de livros físicos e de e-books! Postarei mais sobre estes assuntos em breve.

Mas hoje quero apenas comemorar um aniversário com minhas leitoras e meus leitores, afinal devo a vocês todos a sobrevivência e a continuidade deste blog. É para vocês que escrevo diariamente. Sou muito grato pelos apoios que tenho recebido, pelas palavras amigas, pelos incentivos, pelos LIKES no Facebook, pelos followers no Twitter e no Linked In.

Fechamos o balanço dos primeiros 30 dias deste nosso blog com 1860 acessos (62 por dia, em média) e 75 postagens, uma média de 2,5 por dia. E com leitores em lugares inesperados para um blog em português: depois do Brasil, a maior quantidade de acessos vem da Rússia e Alemanha, mais até do que dos Estados Unidos, onde resido.

Enfim, tudo isso graças a vocês, amigas e amigos que têm interesse e paciência de acompanhar estas linhas. Ficaria elegante dizê-las “poucas e mal traçados linhas”, mas isso seria faltar com a verdade. É que elas foram muitas e não podem ser mal traçadas de forma alguma, já que quem as traça é o computador, que escreve bonito e retinho, com sua caligrafia perfeita de Arial 12.

Agora, para finalizar por hoje, vejam o que significa quase 2000 leitores em um mês: Quantos livros teriam que ser impressos, vendidos e dados – e em quanto tempo? – para que se tivesse esse mesmo número de leitores? Uns 2500, certamente, quantidade que ultrapassa muitas edições de livros físicos no Brasil.

Sim - você poderia objetar - mas em compensação você não vendeu nada, não ganhou nada, deu tudo de graça. É verdade, concordo, mas, em compensação, também nada foi investido em fabricação, distribuição e promoção do livro físico. Ninguém arriscou capital aqui. Só que o autor saiu ganhando assim mesmo: deu-se a conhecer a um número grande de novos leitores que, ao se tornarem assíduos na leitura desse autor, vão se constituindo num mercado potencial para a aquisição futura de seus livros, sejam eles e-books ou livros físicos.

É o conceito mercadológico de degustação, de amostra grátis. E é o conceito certo. Afinal, estamos cansados de saber, que é dando que se recebe. Por isso mesmo, autores consagrados fazem questão de manter seus blogs vivos e bem alimentados de novas postagens. Espero que um dia vocês, leitoras e leitores, venham a fazer o mesmo também, com seus próprios blogs. (MM)

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