terça-feira, 16 de julho de 2013

Você Quer Ser Escritor(a) - 9

VOCÊ QUER SER ESCRITOR(A)? – Veja como fazê-lo – parte 9 
Esta é a mais DRAMÁTICA e IMPORTANTE da série. Não PERCA!
MILTON  MACIEL 

Na parte 8 eu me dediquei a mostrar que ESCRITOR é tanto aquele que escreve FICÇÃO, como aquele que escreve NÃO-FICÇÃO. E procurei deixar bem claro que há um fenômeno de desinformação e associação errônea, que faz com que as pessoas leigas em geral desenvolvam um CONCEITO de escritor associado a FICCIONISTA;  E também que o ficcionista é “mais escritor” que o não-ficcionista.

Pois bem hoje ainda vai ser preciso dizer que esses dois não são, respectivamente, como crê simploriamente a maioria, o rei e o vice-rei da cocada preta. Eles ainda têm que dividir o espaço com um terceiro tipo de escritor, que pode escrever tanto não-ficção, como pode escrever ficção, mas que habita um outro e muito mais novo gênero, onde circulam grandes campeões de tiragem e de venda: esse tertius é o escritor de AUTO-AJUDA. No futuro vamos nos dedicar a dissecar esse fenômeno, bem como os do campo INFANTIL e o INFANTO-JUVENIL (y/a); Mas agora não é o momento, por que hoje é o dia de centrar o foco sobre as

LISTAGENS DOS LIVROS MAIS VENDIDOS NO BRASIL

Foi por isso que sub-titulei este capítulo 9 de hoje com a expressão:  Esta é a mais DRAMÁTICA e IMPORTANTE da série! Você vai ver que isso é fato quando chegarmos ao final. Vou começar colocando listas, depois vamos discutir o fenômeno por trás delas. E você, por favor (a si mesmo e a seu futuro como escritor) preste muita atenção no que vem daqui para a frente. Por que isso vai mostrar claramente que você precisa encontrar UM NOVO CAMINHO PARA ATINGIR O LEITOR E O MERCADO. Ou você vai ter uma possível luta inglória pela frente. Vamos começar:

LISTA DOS MAIS VENDIDOS DE “VEJA”, na semana anterior (hoje é 16/07/2013)

FICÇÃO:
1 – Inferno – Dan Bronwn;  2 -  A culpa é das estelas – John Greeen;  3 – O silêncio das montanahs – Khaled Hosseini;  4 – Para sempre sua – Sylvia Day;  5 – A marca de Atena -  Rick Riordan;  6 – O julgametneo de Gabriel – Sylvain Renard;  7 – O lado bom da vida – Mathew Quick;  8 – Minha vida fora de série – PAULA PIMENTA;  9 – Toda sua – Sylvia Day;  10 – Cinqüenta tons de cinza – E. L. James

No próximo capítulo, o de número 10, vou apresentar as listas de NÃO-FICÇÃO  e de AUTOAJUDA da Veja. Mas agora tenho uma lista muito mais PREMENTE e reveladora para apresentar. É a dos

20 LIVROS MAIS VENDIDOS NO MÊS DE JUNHO, EM TODO O BRASIL
Posição, nome livro, nome do autor(a), editora, gênero, total de livros vendidos em Junho

1 – Inferno, Dan Brown, Arqueiro, Ficção, 77 568
2 – Para sempre sua, Sylvia Day, Paralela, Ficção, 32 682
3 – Kairós, Padre Marcelo, Principium, Autoajuda, 27875
4 – O silêncio das montanhas, Khaled Hosseini, Globo Livros, Ficção, 24 433
5 – A culpa é das estrelas, John Green, Intrínseca, Ficção, 15 727
6 -  Diário de um banana – 7, Jeff Kinney, Vergara & Riba, Inf.-Juvenil, 14 936
7 – Sonho grande, Cristiane Correa, Primeira Pessoa, Negócios, 12 352
8 – A marca de Atena, Rick Riordan, Intrínseca, Inf.-Juvenil, 11 306
9 – Cinquenta tons de cinza, E. L. James, Intrínseca, Ficção, 10 505
10 – O lado bom da vida, Matthew Quick, Intrínseca, Ficção, 9 075
11 – Eu não posso emagrecer, Pierre Dukan, BestSeller, Autoajuda, 8 233
12 – Cinqüenta tons de liberdade, E. L. James, Intrínseca, Ficção, 8 038
13 – Dirceu, a biografia, Otavio Cabral, Record, Não ficção, 7 630
14 – Casamento Blindado, Renato e Cr. Cardoso, T. Nelson Brasil, Autoajuda 7 406
15 – Cinquenta tons mais escuros, E. L. James, Intrínseca, Ficção, 7 111
16 – Casagrande e seus demônios, Cgde/G. Ribeiro, Globo Livr, Não-ficção, 6 928
17 – Minha vida fora de série, Paula Pimenta, Gutenberg, Inf.-Juvenil, 6 884
18 – Toda poesia, Paulo Leminski, Companhia das Letras, Ficção, 5 710
19 – Uma prova do céu, Dr Eben Alexander III, Sextante, Não ficção, 5 658
20 – Toda sua, Sylvia Day, Paralela, Ficção, 5 216

Desta segunda lista se conclui que dos 20 livros mais vendidos de Junho, METADE foi de ficção. NENHUM DE AUTOR BRASILEIRO! 0 em 20 = Zero por cento!

Na verdade, deveríamos acrescentar um 11º. Livro, o Minha Vida Fora de Série da escritora mineira Paula Pimenta, uma vez que o livro é uma ficção dirigida ao público adolescente feminino (que faz parte do infanto-juvenil nesta classificação da segunda lista, o popular Y/A (young adult) dos Estados Unidos. Na lista da semana da Veja, Paula Pimenta aparece com a ÚNICA ficcionista brasileira. Um honroso 10% brasileiro.

Já se embrulharmos no mesmo pacote não-ficção e autoajuda, vamos encontrar uma participação de escritores brasileiros muito maior na lista dois: são agora 5 em 20,ou seja, 25% da lista de mais vendidos de Junho.

Amanhã eu vou apresentar outra lista ainda mais acachapante: os livros mais vendidos em 2013 até maio.

E mais adiante nós vamos voltar ao assunto conhecendo os 50 livros mais vendidos em 2012.

Mas o que temos agora nestas duas primeiras listas já dá muito pano para manga. Vamos começar a salientar algumas coisas:

1 – Em FICÇÃO, as editoras brasileiras  preferem lançar TRADUÇÕES de autores estrangeiros, maciçamente de autores NORTE-AMERICANOS.
2 – Em NÃO-FICÇÃO, há mais espaço para autores brasileiros, que às vezes chegam a ocupar até 50% de uma lista mensal de mais vendidos.

3 – As listas mostram uma TENDÊNCIA e revelam claramente aquilo que o CONSUMIDOR deseja, o que o leitor CONSOME. E, assim sendo, o que as editoras lhes oferecem.

4 – Ainda não parece nestas listas, mas eu vou apresentar dados de outras fontes depois, e me adianto, para não perder a conveniência do momento e afirmar: A BOA literatura de FICÇÃO brasileira ENCALHA! Sim, são lamentavelmente muito poucos os sucessos editoriais, mormente de autores novos. E isso vai precisar uma boa discussão exclusiva também.

Mas, parando hoje por aqui, quero afirmar que:

1 – O mar não está para peixe
2 – Peixe é o autor brasileiro NOVO
3 – Mesmo assim esse peixe pode dar a volta por cima
4 – Mas esse peixe precisa aprender a SAIR DO MAR  e NADAR NO RIO
5 – O mar é o mercado de livro impresso tradicional: editora, distribuidora, livraria
6 – O rio é o mercado alternativo de livros impressos sob demanda e de e-books
8 – O mar está SECANDO
9 – O rio está CRESCENDO
10 – Um peixe que começa a nadar no rio e se sobressai, acaba podendo nadar de braçada no mar também, vira peixão, baleia, cachalote.

Por hoje ficamos por aqui. Mas quero deixar uma sugestão de algo que os meus leitores adoram  fazer: ir a uma livraria. Pois façam isso amanhã, antes de lerem o que vou publicar na continuação para vocês. Os mais obesos e os que realmente não tiverem tempo, podem fazer a pesquisa por Internet. Mas na livraria física é que vocês vão poder ver com clareza a REALIDADE. Então olhem os livros expostos com outros olhos: olhos de pesquisador de mercado. Olhem só nos balcões onde os livros estão generosamente expostos NA HORIZONTAL. E olhem nas vitrines. Anotem quantos são de ficção e quantos de não-ficção. Evitem as concentrações óbvias de livros de negócio e de culinária, assim como dos infantis. E aí vejam quantos autores(as) brasileiros(as) vão encontrar. E quantos lhe são desconhecidos ou conhecidos há pouco tempo (porque esses são os NOVOS). Combinado? Então até amanhã!







Nenhum comentário:

Postar um comentário