QUER SER ESCRITOR(A)? – Veja como fazê-lo - 6a. parte
MILTON MACIEL
Hoje estou um
pouco mais limitado em tempo. Como já expliquei aqui mais de uma vez, sou também
ghost writer: Além dos meus próprios
livros e textos, escrevo livros, artigos, crônicas e materiais para blogs e
sites, onde não apareço como autor. E hoje a correria está grande!
Mesmo assim não
quero faltar com meus leitores e leitoras e vou dar continuidade a nossa série
sobre a Arte de Escrever – e PUBLICAR e VENDER! Então o material que vou postar
nesta noite de 10 de Julho será menor. Mas DRAMATICAMENTE importante!
Retomando a matéria
no final
da 5ª. parte, postada ontem:
O que eu quero deixar bem destacado agora é que, se
você pretende ser um escritor PUBLICÁVEL por EDITORAS COMERCIAIS, você vai ter
que aprender a dançar conforme a música que elas tocam. E as partituras delas
têm três partes importantes, dispostas rigorosamente nesta ordem:
1 – A ideia
2 – A plataforma
3 – A qualidade do texto
E também este
trecho, para fixar pela repetição:
Agora encerro com uma grande verdade do mercado, que
aprendi ao longo de anos de atividade:
LIVRARIA
não vende livro. É o depósito físico ou virtual onde o LEITOR COMPRA.
EDITORA
não vende livro. Apenas manda fabricá-lo e o faz chegar à livraria.
QUEM VENDE
LIVRO É AUTOR!!!
Exatamente isso que você leu! Quem vende livro é
AUTOR(A) Se você não der as caras, não se tornar conhecido, você não vai vender
nada e vai sumir do mercado, não vai ser ESCRITOR(A) PROFISSIONAL. A editora
vai lhe dar um empurrãozinho, vai investir um pouco em mídia, pagar para a
livraria colocar seus livros num lugar de destaque e depois...bye, bye, baby; bye, bye! Se
você não ficar esperto, seu lindo livro que estava nas vitrines e mesas no
lançamento, às dezenas e na horizontal, dois ou três meses depois já virou uma
entre mais de 100 mil lombadas de livros espremidas nas prateleiras na
vertical. E você... já era!
6ª. PARTE:
Vou continuar
retirando materiais dos meus primeiros cursos sobre marketing de livros nos EUA.
Este primeiro vem de um depoimento de duas Agentes Literárias presentes a um
deles, a quem foi perguntado pelo instrutor
QUE NOVAS
SUBMISSÕES, RECEBIDAS DE NOVOS AUTORES, AS ENTUSIAMARIAM MAIS? As respostas,
que editei para reduzir ao essencial:
Amy Tipton (Fineprint Literary Management): “No
momento eu adoraria receber um bom projeto comercial de uma ficção para o público
feminino, uma grande ideia nova. E um grande livro para jovens adultos,
que não seja orientado para fantasia. Eu preferiria um(a) autor(a) que
tenha uma plataforma impressionante, que esteja mesmo investindo
seriamente em construir uma carreira de escritor(a). Quero livros de agarrem
você, que prendam você pela força do conceito, da ideia que
trazem. Eu amaria um(a) escritor(a) inédito(a), que tenha mesmo algo a dizer e
saiba dizê-lo bem.”
Linda Konner (Linda Konner Literaray Agency): Bem, eu
preferiria um(a) escritor(a) que viesse a mim com uma ideia original e bem prática
de auto-ajuda ou saúde, minhas áreas de especialização. Eu não trabalho com ficção,
nem com livros infantis. Minha área é mais dos livros do tipo “como fazer”. Eu
costumo escolher autores(as) que já tenham uma sólida presença na Web
e também experts que façam regularmente
apresentações
para grandes grupos, palestras e conferências pelo país. Então, me
mostre que é um expert no seu campo e
me venha com uma ideia nova e excitante, e você terá garantido a minha atenção e
o meu empenho. É esse o tipo de autor(a) que eu vou tratar de vender para as
grandes casas publicadoras de New York.
Agora vou fazer
algo ainda mais prático e valioso: vou reproduzir ANÚNCIOS de AGENTES LITERÁRIOS,
publicados em algumas das várias DEZENAS de revistas específicas para o público
de escritores e aspirantes, que existem nos EUA. A mais antiga, em circulação
até hoje, começou a ser publicada em 1887 (O Brasil ainda era Império!). Existem
centenas e centenas de Agentes Literários. Os grandes, como o nosso Phil, não
colocam mais anúncios há muitos anos, estão mais do que assoberbados. Os anúncios
que vou reproduzir em português são de Agentes novatos ou pequenos e até de um
ou outro agente de porte médio [avalia-se pelo número de solicitações (query letters) que recebem por ano]. Coloco
em negrito os trechos originais dos anúncios. O resto são comentários
explicativos meus para os leitores:
ABRAMS ARTISTS AGENCY: Peças (teatro, é claro), roteiros
(cinema) e livros de não-ficção. Recebe 1000 solicitações por ano [Este é
pequeníssimo, recebe só quatro queries/manuscritos por dia, numa base de 250
dias úteis de trabalho]. Propostas: Queries com sinopse de 10 páginas. Bio/resume
(biografia/currículo) e SASE
(Self-adressed stamped envelope = Envelope selado com o endereço do remetente, para
o caso de devoluções, já que este agente aceita receber manuscritos juntos com
a query letter). Aceita solicitações
simultâneas (O que quer dizer que você pode mandar a mesma query para
outros agentes que ele não se importa; os grandes exigem exclusividade, é
claro!) Comissão: 10% para os roteiros
vendidos, 15% para livros (Essa é a comissão sobre o contrato de venda de
direitos que você assinará com a editora para a qual ele venderá seu trabalho).
ETHAN ELLENBERG LITERARY AGENCY: Ficção comercial (thrillers,
mistério, infantis, romance, ficção feminina, étnico, ficção científica,
fantasia e ficção literária em geral,
com forte narrativa. Não-ficção (negócios, saúde, ciência, psicologia, culinária,
Nova Era, espiritualidade, ciência popular, cultura popular, aventuras reais,
crimes reais, biografia e memória) Não aceita: Poesia, contos, roteiros,
faroeste e autobiografias. [Atenção para esta restrição, ainda vamos falar muito
dela e de suas similares!!! Mas adiantando o assunto: publicar e VENDER poesia
e contos é UMA OUTRA PRAIA, muito diferente do resto, tem suas próprias leis e
segredos]. Por outro lado, vocês podem ver que esta firma tem um campo de atuação
muito mais amplo. Ela é bem maior, vejam: Recebe
10 000 queries/mss por ano. Aceita
queries e mss não-solicitados. (mss é manuscritos. Esta empresa, em 250
dias de trabalho útil, recebe 40 solicitações por dia. Tem uma equipe razoável,
portanto, para ler a query que você mandou e encaminhá-la para a lixeira (cesto
de lixo mesmo, porque este aqui não aceita e-query, ou seja, solicitação por
e-mail. Sua query só terá melhor destino se sua IDEIA e sua PLATAFORMA entusiasmarem
o(a) estagiário(a) que faz a leitura da carta. Nesse caso, ela(e) vai ler pessoalmente
ou permutar a leitura do manuscrito com algum(a) colega. Mas você passa a ter
chance de chegar em cima da mesa da chefia. E, se for aprovada nesta, então vai
receber o famoso telefonema pessoal do barão ou da baronesa. PROPOSTAS: para ficção, os primeiros três capítulos, a sinopse e (o fatídico) SASE [que VOCÊ vai aprender a odiar, porque lhe trás de volta seus
três capítulos e uma cartinha de cinco linhas, gélida e impessoal, recusando sua
proposta] Não-ficção: mandar proposta
com material de amostra e SASE. Não aceita chamados telefônicos. Resposta: 4 a
seis semanas. Comissão: 15% doméstico, 20% estrangeiro. [Este é o
comissionamento típico de quase todos os agentes literários americanos. Você mesmo
pode mandar seu material para eles, basta mandar fazer uma BOA e literária
tradução para o inglês dos seus três primeiros capítulos e mandara query em
inglês. E um SASE Estados Unidos-Brasil] Se colar, é só escrever o resto do
livro e mandar fazer a versão.
Por hoje fico
por aqui, seguimos amanhã.
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