quarta-feira, 10 de julho de 2013

Quer Ser Escritor(a) - 6a. parte

QUER SER ESCRITOR(A)? – Veja como fazê-lo - 6a. parte
MILTON MACIEL

Hoje estou um pouco mais limitado em tempo. Como já expliquei aqui mais de uma vez, sou também ghost writer: Além dos meus próprios livros e textos, escrevo livros, artigos, crônicas e materiais para blogs e sites, onde não apareço como autor. E hoje a correria está grande!

Mesmo assim não quero faltar com meus leitores e leitoras e vou dar continuidade a nossa série sobre a Arte de Escrever – e PUBLICAR e VENDER! Então o material que vou postar nesta noite de 10 de Julho será menor. Mas DRAMATICAMENTE importante!

Retomando a matéria no final da 5ª. parte, postada ontem:

O que eu quero deixar bem destacado agora é que, se você pretende ser um escritor PUBLICÁVEL por EDITORAS COMERCIAIS, você vai ter que aprender a dançar conforme a música que elas tocam. E as partituras delas têm três partes importantes, dispostas rigorosamente nesta ordem:

1 – A ideia
2 – A plataforma
3 – A qualidade do texto

E também este trecho, para fixar pela repetição:
Agora encerro com uma grande verdade do mercado, que aprendi ao longo de anos de atividade:

LIVRARIA não vende livro. É o depósito físico ou virtual onde o LEITOR COMPRA.
EDITORA não vende livro. Apenas manda fabricá-lo e o faz chegar à livraria.
QUEM VENDE LIVRO É AUTOR!!!

Exatamente isso que você leu! Quem vende livro é AUTOR(A) Se você não der as caras, não se tornar conhecido, você não vai vender nada e vai sumir do mercado, não vai ser ESCRITOR(A) PROFISSIONAL. A editora vai lhe dar um empurrãozinho, vai investir um pouco em mídia, pagar para a livraria colocar seus livros num lugar de destaque e depois...bye, bye, baby; bye, bye! Se você não ficar esperto, seu lindo livro que estava nas vitrines e mesas no lançamento, às dezenas e na horizontal, dois ou três meses depois já virou uma entre mais de 100 mil lombadas de livros espremidas nas prateleiras na vertical. E você... já era!

6ª. PARTE:

Vou continuar retirando materiais dos meus primeiros cursos sobre marketing de livros nos EUA. Este primeiro vem de um depoimento de duas Agentes Literárias presentes a um deles, a quem foi perguntado pelo instrutor
QUE NOVAS SUBMISSÕES, RECEBIDAS DE NOVOS AUTORES, AS ENTUSIAMARIAM MAIS? As respostas, que editei para reduzir ao essencial:

Amy Tipton (Fineprint Literary Management): “No momento eu adoraria receber um bom projeto comercial de uma ficção para o público feminino, uma grande ideia nova. E um grande livro para jovens adultos, que não seja orientado para fantasia. Eu preferiria um(a) autor(a) que tenha uma plataforma impressionante, que esteja mesmo investindo seriamente em construir uma carreira de escritor(a). Quero livros de agarrem você, que prendam você pela força do conceito, da ideia que trazem. Eu amaria um(a) escritor(a) inédito(a), que tenha mesmo algo a dizer e saiba dizê-lo bem.”

Linda Konner (Linda Konner Literaray Agency): Bem, eu preferiria um(a) escritor(a) que viesse a mim com uma ideia original e bem prática de auto-ajuda ou saúde, minhas áreas de especialização. Eu não trabalho com ficção, nem com livros infantis. Minha área é mais dos livros do tipo “como fazer”. Eu costumo escolher autores(as) que já tenham uma sólida presença na Web e também experts que façam regularmente apresentações para grandes grupos, palestras e conferências pelo país. Então, me mostre que é um expert no seu campo e me venha com uma ideia nova e excitante, e você terá garantido a minha atenção e o meu empenho. É esse o tipo de autor(a) que eu vou tratar de vender para as grandes casas publicadoras de New York.

Agora vou fazer algo ainda mais prático e valioso: vou reproduzir ANÚNCIOS de AGENTES LITERÁRIOS, publicados em algumas das várias DEZENAS de revistas específicas para o público de escritores e aspirantes, que existem nos EUA. A mais antiga, em circulação até hoje, começou a ser publicada em 1887 (O Brasil ainda era Império!). Existem centenas e centenas de Agentes Literários. Os grandes, como o nosso Phil, não colocam mais anúncios há muitos anos, estão mais do que assoberbados. Os anúncios que vou reproduzir em português são de Agentes novatos ou pequenos e até de um ou outro agente de porte médio [avalia-se pelo número de solicitações (query letters) que recebem por ano]. Coloco em negrito os trechos originais dos anúncios. O resto são comentários explicativos meus para os leitores:

ABRAMS ARTISTS AGENCY: Peças (teatro, é claro), roteiros (cinema) e livros de não-ficção. Recebe 1000 solicitações por ano [Este é pequeníssimo, recebe só quatro queries/manuscritos por dia, numa base de 250 dias úteis de trabalho]. Propostas: Queries com sinopse de 10 páginas. Bio/resume (biografia/currículo) e SASE (Self-adressed stamped envelope = Envelope selado com o endereço do remetente, para o caso de devoluções, já que este agente aceita receber manuscritos juntos com a query letter). Aceita solicitações simultâneas (O que quer dizer que você pode mandar a mesma query para outros agentes que ele não se importa; os grandes exigem exclusividade, é claro!) Comissão: 10% para os roteiros vendidos, 15% para livros (Essa é a comissão sobre o contrato de venda de direitos que você assinará com a editora para a qual ele venderá seu trabalho).

ETHAN ELLENBERG LITERARY AGENCY: Ficção comercial (thrillers, mistério, infantis, romance, ficção feminina, étnico, ficção científica, fantasia e ficção literária em geral, com forte narrativa. Não-ficção (negócios, saúde, ciência, psicologia, culinária, Nova Era, espiritualidade, ciência popular, cultura popular, aventuras reais, crimes reais, biografia e memória) Não aceita: Poesia, contos, roteiros, faroeste e autobiografias. [Atenção para esta restrição, ainda vamos falar muito dela e de suas similares!!! Mas adiantando o assunto: publicar e VENDER poesia e contos é UMA OUTRA PRAIA, muito diferente do resto, tem suas próprias leis e segredos]. Por outro lado, vocês podem ver que esta firma tem um campo de atuação muito mais amplo. Ela é bem maior, vejam: Recebe 10 000 queries/mss por ano. Aceita queries e mss não-solicitados. (mss é manuscritos. Esta empresa, em 250 dias de trabalho útil, recebe 40 solicitações por dia. Tem uma equipe razoável, portanto, para ler a query que você mandou e encaminhá-la para a lixeira (cesto de lixo mesmo, porque este aqui não aceita e-query, ou seja, solicitação por e-mail. Sua query só terá melhor destino se sua IDEIA e sua PLATAFORMA entusiasmarem o(a) estagiário(a) que faz a leitura da carta. Nesse caso, ela(e) vai ler pessoalmente ou permutar a leitura do manuscrito com algum(a) colega. Mas você passa a ter chance de chegar em cima da mesa da chefia. E, se for aprovada nesta, então vai receber o famoso telefonema pessoal do barão ou da baronesa. PROPOSTAS: para ficção, os primeiros três capítulos, a sinopse e  (o fatídico) SASE [que VOCÊ vai aprender a odiar, porque lhe trás de volta seus três capítulos e uma cartinha de cinco linhas, gélida e impessoal, recusando sua proposta] Não-ficção: mandar proposta com material de amostra e SASE. Não aceita chamados telefônicos. Resposta: 4 a seis semanas. Comissão: 15% doméstico, 20% estrangeiro. [Este é o comissionamento típico de quase todos os agentes literários americanos. Você mesmo pode mandar seu material para eles, basta mandar fazer uma BOA e literária tradução para o inglês dos seus três primeiros capítulos e mandara query em inglês. E um SASE Estados Unidos-Brasil] Se colar, é só escrever o resto do livro e mandar fazer a versão.

Por hoje fico por aqui, seguimos amanhã.




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