(Etimológico)
MILTON MACIEL
Deputado vem do latim dēpŭtātu-, particípio passado do verbo] dēpŭtāre, com o significado de "cortar, mondar; avaliar, calcular; imputar a, assinalar. ( Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado)
Vamos expandir o tema: Outras palavras etimologicamente a ligadas a deputado são: reputar, reputação, computar, computador, computação, imputar, imputação, amputar, amputação. Todas têm como raiz etimológica a palavra PUTA, cujo significado em latim é PODA. Evidentemente, amputar um membro é podar esse membro.
Portanto, a raiz etimológica comum de palavras como de-PUTA-do e com-PUTA-dor é a mesma e vem da palavra PODA, que em latim é PUTA.
E PUTA é uma DEUSA (Isso não é brincadeira, não. Use o Google, quem duvidar; mas não esqueça de associar a palavra deusa à puta, caso contrário, só vai dar a outra).
PUTA era uma importante e respeitadíssima DEUSA da mitologia romana, responsável pelo sucesso da PODA nas parreiras e nas árvores frutíferas.
Assim, tanto o deputado, como a reputação (e não só a dele), como o computador, nasceram da PUTA romana. Não é de admirar que, depois que a palavra Puta ganhou outra conotação, a atual, pejorativa, a partir de 1200 d.C, alguém fique possesso quando seu computador trava e o chame de filho daquela mãe dele.
O mesmo vale para o deputado, também ele filho etimológico da deusa PUTA, tanto faz se o filho da Puta é federal ou estadual.
O mesmo vale para o deputado, também ele filho etimológico da deusa PUTA, tanto faz se o filho da Puta é federal ou estadual.
Na prática, a gente vê que deputado é PODA mesmo! E filho da Puta - da deusa Puta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário