sábado, 12 de março de 2016

O TELEGRAMA  
MILTON MACIEL    (Miniconto)

Os netos apareceram de repente na casa do avô, em Andradina. Chegaram com o pai e a mãe, logicamente, vindos de São Paulo. Conversa vai, conversa vem, vovô Malaquias disse para o netinho de 10 anos:

– Sabe menino, eu preciso ir até o correio, mas as minhas pernas hoje estão muito mal do reumatismo. Será que você podia ir para mim? É bem pertinho, ali na praça, não dá nem oito quadras.

O neto parou um momento de mexer no celular e perguntou:
– Pra mandar uma carta, vô?
– Não menino, carta é coisa do passado. Demora demais. Seu avô é um homem moderno. É pra mandar um telegrama.
– Um o quê?! Telegrama? O que é isso, vô?
– Ora, mas como? Não me diga que você não sabe o que é um telegrama, menino.
– Nunca ouvi falar dessa coisa, vô.
– Mas que absurdo! O que vocês aprendem na escola hoje em dia? Ora, um telegrama é uma mensagem que é passada através do telégrafo, pelo telegrafista. Ele bate no aparelho dele, o manipulador, e a mensagem chega no mesmo instante lá do outro lado do mundo, onde tem que chegar. Pode ser em Brasília, em Recife, não importa onde. É rapidíssimo. Imagine se o lugar é tão perto como a cidade do seu tio-avô, meu irmão mais velho Otaviano, ali em Sertãozinho.
– Ah, vô, porque o senhor não falou logo. É um e-mail, então.
– Um o que?! Ué, que bicho é esse?
– Ora, vô, uma mensagem instantânea dessas, como o senhor falou. Agora eu entendo. O senhor não tem computador, então quer que eu vá no correio para o homem passar um e-mail de lá. Tudo bem, qual é o endereço de e-mail do tio Otaviano e qual a mensagem?
– O endereço que eu tenho está neste papel, onde eu escrevi a mensagem. Leve lá no correio, que o homem sabe o que fazer.
O menino olhou e viu um endereço de rua e número, sem e-mail. Mas deduziu que, com esses dados, o homem do correio encontrava na hora o endereço de e-mail. A mensagem do avô era pequena e simples:

“Aqui todos saúde pt Quando vc manda dinheiro vg aquele das ovelhas pt  Abraço pt Malaquias”

O menino achou esquisito que o avô, sendo da velha guarda e fazendeiro, fosse do PT. Mas estava repetido três vezes na mensagem. Tinha também o tal de VG, devia ser o partido político do tio Otaviano.
Aí o netinho, muito esperto, quando viu que o avô tinha dado uma nota de vinte reais, resolveu que devia tentar ficar com aquela grana. Era só conseguir o e-mail do tal tio-avô e mandar a mensagem ali mesmo do celular dele. Foi perguntar para a mãe:
– Mãe, você tem o e-mail do seu tio Otaviano, lá de Sertãozinho, irmão do seu pai?
– Ora, Carlinhos, onde se viu seu tio, velho e reacionário daquele jeito, ter computador e e-mail? É claro que ele não tem. Mas eu tenho um e-mail de alguém de lá, já recebi uma mensagem da família de Sertãozinho. Deixa eu ver aqui no meu celular, está arquivada desde o ano passado. Ah, é da sua priminha Ana Luísa, filha do seu tio Aurélio. O Aurélio é filho do tio Otaviano.
– Ela é neta do tio Otaviano, então. Quantos anos ela tem, mãe?
– Acho que tem oito anos agora, filho. Mas o que você quer com o e-mail?
– Preciso mandar uma mensagem que o vô me pediu para mandar. É isso.
Omitiu, convenientemente, que o tratado com o avô seria ir ao correio e pagar para mandar o tal telegrama. A mãe passou-lhe o endereço de e-mail da netinha de tio Otaviano, através de um e-mail do celular dela para o do Carlinhos. O menino exultou: Oba, faturei uma grana! O vô disse que, se sobrasse alguma coisa dos vinte que ele me deu pra pagar o tal telegrama, podia ficar pra mim. Vou ficar com tudo, legal!

E escreveu e mandou o e-mail para sua priminha distante:

Oi, Ana Luísa, aqui é o Carlos Eduardo, neto do vô Malaquias, irmão do seu vô Otaviano. O vô Malaquias precisa que este recado chegue ao irmão dele. Você pode transmitir o recado e me mandar um e-mail com a reposta dele? Obrigado, Carlos Eduardo. Olha a mensagem do vô aí:

“Aqui todos saúde pt Quando vc manda dinheiro vg aquele das ovelhas pt Abraço pt Malaquias”

Menos de quinze minutos depois chegou a resposta da menina:

Oi, Carlos Eduardo, prazer. Já passei na casa do vô Otaviano e dei o recado. Aí vai o meu número, me adicione no WhatsApp, da outra vez que precisar, use isso, é mais rápido que o e-mail: 16-9874-5628. O vô me pediu para esperar, que ele passa daqui a pouco aqui em casa, com a resposta para o seu vô.
Abraços, sua prima.

Carlinhos adicionou a priminha na mesma hora. Meia hora depois o menino recebeu, por WhatsApp de Ana Luísa, a resposta do avô dela, para o avô dele:

Carlos Eduardo, meu avô passou aqui em casa e me disse o seguinte: Pode informar seu primo que eu já mandei a resposta pro Malaquias. Acabo de passar no correio e mandei um telegrama pra ele. Mais umas horinhas e ele recebe em casa o telegrama com a resposta.
Só não entendi porque ele disse, todo feliz, que é o tal telegrama (não sei o que é isso, você sabe?) é ligeirinho.
Abraços, sua prima.






Nenhum comentário:

Postar um comentário