segunda-feira, 13 de abril de 2015

O POETA E O GUASCA – Parte 7 
MILTON MACIEL
................................................................
“Seja qual for o tormento que tua juventude suporta,
Deixa-a que se alargue, essa santa ferida
Que os negros serafins te fizeram no fundo do coração:
Nada nos torna tão grandes como uma grande dor.
Mas, sendo por ela atingido, não creias, ó poeta,
Que tua voz aqui embaixo deva permanecer muda.
Os mais desesperados são os cantos mais belos,
Conheço deles imortais que são puros soluços.” 
(Alfred de Musset)

VII

“Muito obrigado, meu patrão
Por se preocupar comigo
Facilitar a compreensão...
Esse é um gesto mui amigo!
Pois reconheço, afinal:
Sou pouco mais que um bagual.”

“Não é verdade, poeta,
Você é um artista de fato.
E a sua arte, completa,
Me deixou estupefato.
Por isso reconheci:
Você é mesmo um De Vigny.

Sorte minha que escutei
O seu canto solitário.
No mesmo instante pensei:
Que artista extraordinário!
E você foi o meu cantor,
Pois sofro da mesma dor.”

“Lhe agradeço, meu patrão
Vosmicê é bom demais.
Então, no seu coração,
Também hay os mesmos ais?
Uma ingrata le abandonô,
Como aquela que me deixô?” “

“Isso mesmo, camarada.
Sofro um amor impossível.
Por um outro apaixonada,
Ela é a mim insensível.
Pra minha infelicidade,
Só tenho dela amizade.”

“É cosa triste, sim senhor.
É duro não ser amado,
Quando a gente sente amor.
Mas, bah, é duro esse fado!
Há anos vivo essa sina,
Por causa dessa menina.

Se foi pro Rio de Janeiro
Cuidá da sua carreira.
Meu sonho ruiu por inteiro,
Minha vida se fez poeira.
Nunca disse se me amava,
Só que nós não combinava.

Nós fomo piazito junto,
Nós tava sempre colado.
Sempre a gente tinha assunto
Nós crescemo lado a lado.
E na escola da fazenda
Estudei com minha prenda.

Depois ela foi pra cidade
Pra continuá seus estudo
Eu sofri barbaridade,
Fiquei más quieto que um mudo.
Foi por causa dessa dona
Que aprendi a tocá cordeona.

Já que não sou de chorá,
É com a música que eu choro.
E aprendi, só, a versejá,
Que só por verso eu imploro.
Imploro na cantilena,
Que volte Maria Helena.”

“Maria Helena, você disse?!!
Esse é o nome de sua amada?”

“Sim meu patrão, esse mesmo,
Minha eterna namorada.”

“Pois também Maria Helena
É o nome da minha amada!
Só que a minha, como eu...”

CONTINUA AMANHÃ

Nenhum comentário:

Postar um comentário