sexta-feira, 24 de agosto de 2012




PARA VIVER UM GRANDE AMOR  
VINICIUS DE MORAES  


Para viver um grande amor, preciso/ é muita concentração e muito siso,/ muita seriedade e pouco riso/ - para viver um grande amor.

Para viver um grande amor, mistér/ é ser um homem de uma só mulher;/ pois ser de muitas, poxa! é de colher.../ - não tem nenhum valor.

Para viver um grande amor, primeiro/ é preciso sagrar-se cavalheiro/ e ser de sua dama por inteiro/ - seja lá como for.

Há que fazer do corpo uma morada/ onde clausure-se a mulher amada/ e postar-se de fora com uma espada/ - para viver um grande amor.

Para viver um grande amor, vos digo,/ é preciso atenção como o "velho amigo",/ que, porque é só, vos quer sempre consigo/ para iludir o grande amor.

É preciso muitíssimo cuidado/ com quem quer que não esteja apaixonado,/ pois quem não está, está sempre preparado/ pra chatear o grande amor.

Para viver um grande amor, na realidade,/ há que compenetrar-se da verdade/ de que não existe amor sem fieldade/ - para viver um grande amor.

Pois quem trai seu amor por vanidade/ é um desconhecedor da liberdade,/ dessa imensa, indizível liberdade/ que traz um só amor.

Para viver um grande amor, il faut/ além de fiel, ser bem conhecedor/ de arte culinária e de judô/ - para viver um grande amor.

Para viver um grande amor perfeito,/ não basta ser apenas bom sujeito;/ é preciso também ter muito peito/ - peito de remador.

É preciso olhar sempre a bem-amada/ como a sua primeira namorada/ e sua viúva também,/ amortalhada no seu finado amor.

É muito necessário ter em vista/ um crédito de rosas no florista/ - muito mais, muito mais que na modista!/ - para aprazer ao grande amor.

Pois do que o grande amor quer saber mesmo,/ é de amor, é de amor, de amor a esmo;/ depois, um tutuzinho com torresmo/ conta ponto a favor...

Conta ponto saber fazer coisinhas:/ ovos mexidos, camarões, sopinhas,/ molhos, strogonoffs – comidinhas/ para depois do amor.

E o que há de melhor que ir pra cozinha/ e preparar com amor uma galinha/ com uma rica e gostosa farofinha,/ para o seu grande amor?

Para viver um grande amor é muito,/ muito importante viver sempre junto/ e até ser, se possível, um só defunto/ - pra não morrer de dor.

É preciso um cuidado permanente/ não só com o corpo mas também com a mente,/ pois qualquer "baixo" seu, a amada sente/ - e esfria um pouco o amor.

Há que ser bem cortês sem cortesia;/ doce e conciliador sem covardia;/ saber ganhar dinheiro com poesia/ - para viver um grande amor.

É preciso saber tomar uísque/ (com o mau bebedor nunca se arrisque!)/ e ser impermeável ao diz-que-diz-que/ - que não quer nada com o amor.

Mas tudo isso não adianta nada,/ se nesta selva oscura e desvairada/ não se souber achar a bem-amada/ - para viver um grande amor.

il faut = é preciso (francês, pronuncia-se IL FÔ) 
fieldade – fidelidade
vanidade = vaidade
oscura = escura

Nenhum comentário:

Postar um comentário