domingo, 26 de agosto de 2012


O RADIOGONIOMETRISTA  HEMIPRISMÁTICO  
MILTON  MACIEL

Era um radiogoniometrista dos menos importantes. Nunca chegara a ser um grande profissional e, ao que tudo indicava, nunca chegaria. No hemiprismático, então, aí mesmo é que fracassava volta e meia em suas medidas. Apenas de uma coisa teve sempre muito orgulho na vida: do seu título profissional. Falava de boca cheia: Eu sou radiogoniometrista!

Inchava de orgulho quando preenchia a ficha de check in em hotéis e podia escrever: Profissão... Radiogoniometrista. Olhava com ares de superioridade para os funcionários do hotel, pois é lógico que eles ficavam impressionadíssimos, os babacas, ao se verem frente e frente com um radiogoniometrista.

Seu cartão de visitas tinha apenas seu nome em letras pequenas e o título, logo abaixo, em letras versais, negrito e itálico, enormes: João Alves – Radiogoniometrista Hemiprismático. De lamento na vida apenas o fato de nunca ter casado. Não porque sentisse falta de amor ou companheira. Quanto a isso, era indiferente. Mas lamentava o fato de não ter podido ter crianças, para que eles pudessem falar com orgulho que eram filhos e filhas de um radiogoniometrista.

Nunca quis se aposentar, para não deixar o exercício ativo de sua notável profissão. Trabalhou, assim, até o último dia de sua vida, que se extinguiu quando ele estava fazendo mais uma medida e ficou muito contrariado com o erro sistemático acumulado.
Deixou instruções específicas: enterro simples, lápide suntuosa: “Seja aqui lembrado João Alves – Rádiogoniometrista Hemiprismático”.

Apenas de uma coisa esqueceu-se o João: de nos explicar que raio de profissão era essa e que diabos fazia um radiogoniometrista hemiprismático. Sinto dizer que, por causa dessa distração dele, eu não sei até hoje que porcaria é isso afinal. E peço desculpa aos leitores que devem estar tão curiosos como eu. Como as definições de dicionários e de Internet são dúbias, sugiro aos amigos que procurem conhecer pessoalmente outro radiogoniometrista hemiprismático e se informem com ele que diabos de coisa ele faz para ganhar a vida.

Ah, e assim que o conseguirem, por favor, mandem um e-mail me contando o que é essa coisa afinal. Ficarei eternamente agradecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário