domingo, 30 de abril de 2017

O OVO DO CUCO. Ou: O político brasileiro corrupto
MILTON MACIEL

O cuco é um diabo de um passarinho malandro. É evidente que alguns dos seus genes acabaram passando, sabe-se lá como, para os seres humanos primitivos e chegaram aos de hoje, estando inequivocamente presentes no DNA dos políticos brasileiros corruptos  (Nunca devemos deixar de mencionar que existem 4,0333333...% de políticos honestos)

Mas o cuco não faz ninho próprio, sobrevive como espécie às custas do ninho, dos filhotes e do trabalho de outros passarinhos, que explora como parasita (Não lembra mesmo aqueles caras que eu mencionei?)

Pois a malandra da cuca é especializadíssima. Diferentes variedades da espécie botam ovos das mais diversas cores e tamanhos, cada uma delas uma réplica perfeita do ovo de outra passarinha. Mas bota os ovos no ninho da coitada da outra. Espera que ela saia, joga fora um dos ovos da parasitada e deixa no lugar um ovo de cuco, que a outra choca junto com os seus, sem perceber o logro.

O ovo de cuco eclode antes dos outros. E o cuquinho, mau-caráter pela própria natureza (mas me diga se não é igualzinho àqueles tais!), joga os ovos da hospedeira para fora do ninho e fica só ele recebendo a comidinha da mamãe adotiva, tipo político que se alimenta de merenda escolar. Ou de verbas de empreiteira, o que dá na mesma, porque as minhocas que ele come e os ovos dos filhotes que ele joga fora para morrer são NOSSOS, vêm dos nossos impostos.

O único no ninho, um só a comer, o cuco cresce enormemente e em 21 dias já deixa o ninho e se manda por aí. Os cientistas acreditam, no entanto, que ele pode se aposentar com apenas oito dias de mandato, quer dizer, de ninho, se quiser.

Na foto (da Super Interessante), diferentes ovos de cuco. A enorme variedade de cores e tamanhos mostra que os cucos malandros são de TODOS os partidos políticos na Cucolândia Tupiniquim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário