O AUDIOLIVRO – ESSE TSUNAMI
MILTON MACIEL
Em 2014 o EBOOK parecia ser o grande tsunami que, crescendo vertiginosamente,
devoraria o livro impresso. Para mim era óbvio que isso não iria acontecer; de fato, o mercado acomodou-se ao longo dos anos
seguintes e hoje, conforme o gênero literário e o país, ele ocupa desde míseros
12 até impressionantes 83% das vendas.
Só que os que apostavam em diferentes market shares na
relação ebook/livro impresso não esperavam que um outro corredor, de início um
azarão, viria atropelando por fora. E agora, em 2024, já pudesse ter
ultrapassado tanto o livro impresso quanto o ebook, tirando mercado de ambos.
Esse azarão é o audiobook.
Na Suécia e na Noruega o audiobook já tomou mais de 50% do
mercado TOTAL de livros. Na Europa toda ele avança mais rápido do que nos
Estados Unidos. Mas, mesmo assim, o avanço é mesmo de um tsunami.
Levantei hoje, 8/3/2024, a lista de MAIS VENDIDOS em FICÇÃO,
da AMAZON USA. E criei uma ilustração com os primeiros 15 colocados.
Impressiona muito ver que o campeoníssimo é um audiobook que custa quase o
dobro do ebook do mesmo título.
“THE WOMEN”, de
Kristin Hannah está colocado como
1º lugar –
Audiobook US$ 21.65 = R$ 108,25
4º lugar – Ebook 13.22 = 66,10
6º lugar – Papel 18.94 = 94,70
(capa dura)
Isso é que é sucesso, parabéns Kristin!
Entre os 15 primeiros colocados 9 são ebooks, 4 são audiobooks
e 2 são papel. (veja imagem)
Entre os primeiros 50 colocados, 30 são ebooks, 14 são
audiobooks, 6 são papel.
Note a grandes diferenças de preço a favor dos ebooks e
contra os audiobooks. Mesmo assim os audiobooks crescem vertiginosamente porque
1 – A concorrência é ainda é baixíssima, permite praticar
preços mais altos
2 – A margem de lucro é MUITO maior, absorvendo bem os
custos mais elevados de produção.
O Mercado do Livro é definitivamente um mercado tripartite:
papel, ebook e audiobook. Publique nos três modos ou... venda muito menos.
A onda seguinte do tsunami é a narração feita por I.A.,
jogando o custo no chão e permitindo requintes de “radioteatro”, com múltiplas
vozes de narração. No momento a Amazon, tendo a força de monopólio do áudio com
o seu AUDIBLE, ainda não aceita livros narrados por I.A.
Mas isso agora é um tiro no pé, porque a concorrência veio
com tudo: empresas enormes como as suecas Storytell e a americana Spotify
aproveitam que a Amazon deitou em berço esplêndido e avançam céleres sobre o
mercado do audiolivro.
Mais algum tempo e a Amazon terá que ceder e se adaptar à
nova realidade.
Não é por acaso que na LONDON BOOK FAIR, que começa na próxima
terça, dia 12/03, nós vamos ter apresentações como
Evolution,
Growth and Trends of the Audio Industry across Europe;
In-Car
Audiobook Revolution;
The Next
Chapter: AI in Audiobooks;
Audiobooks
on Spotify: Innovating for the Future e
The Future
of Audio in Publishing: Global Trends and the Impact of AI
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