segunda-feira, 27 de abril de 2020


COVID-19: UMA COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E RÚSSIA EM 27/04
MILTON MACIEL

Escolhi a Rússia por ter uma população só 30% menor que a do Brasil. E por terem os dois países apresentado o primeiro óbito no mesmo dia - 17 de março.

  Esta comparação serve para comprovar duas coisas:

1) QUE O CALOR SOZINHO NÃO PROTEGE NINGUÉM
A propagação começou no inverno russo e no verão brasileiro. E, aqui, é menor no Sul mais frio do que no Norte/Nordeste mais quente.

2) QUE O BRASIL TEM UMA ENORME SUBNOTIFICAÇÃO POR FALTA DE TESTES
O número de casos aqui é muitíssimo maior do que o relatado diariamente. Só isso pode justificar tanta letalidade no Brasil.

Embora não apareça nas estatísticas oficiais brasileiras, O número de casos é muito maior no Brasil do que na Rússia. É por isso que a letalidade parece tão mais alta aqui. Se trabalhássemos com números reais, mais altos, para os casos confirmados, ela seria menor e mais próxima à da Rússia.

TESTES SALVAM VIDAS

POR OUTRO LADO, a assistência médica russa não é assim tão superior à brasileira a ponto de conseguir salvar muito mais pacientes depois que eles são internados em UTIs, pois são seguidos os mesmos protocolos, com os mesmos tipos de equipamentos.

O que acontece é que, como na Alemanha e na Coreia do Sul, um grande número de testes permite separar e direcionar ou o isolamento ou o tratamento hospitalar de pacientes em fase ainda pré-crítica, o que controla a transmissibilidade e dá maior eficiência ao tratamento hospitalar. É ISSO O QUE SALVA MAIS VIDAS!

A Rússia faz mais TESTES POR MILHÃO DE HABITANTES do que os próprios Estados Unidos:

RÚSSIA – 21 000   EUA – 17 000   ALEMANHA – 25 000   BRASIL – 1 400 !!!!

LETALIDADE = Número de mortes dividido por número de casos confirmados:

RÚSSIA: 1BRASIL: 7 EUA: 6

MORTES POR MILHÃO DE HABITANTES:

RÚSSIA: 5 – BRASIL: 20 –  EUA: 170




Nenhum comentário:

Postar um comentário