terça-feira, 8 de março de 2022

 MEU 8 DE MARÇO É PERMANENTE

MILTON MACIEL 

  

    Minha homenagem às mulheres não tem nada a ver com o 8 de março. Ela é PERMANENTE. Nos meus romances publicados (doze), o protagonismo é maciçamente das mulheres. Essa é a minha forma prática de manter minha luta como um feminista convicto e atuante desde 1984.

   Somente três dos meus romances têm homens como protagonistas: Jacques Rosen, de “A Guerra de Jacques”, que já ganhou versão em francês e em inglês. Ataliba, de “Ataliba um paulistano feliz. E João Ramalho, de “João Ramalho no paraíso”, onde a bela e generosa índia guaianá Bartira é sua esposa e ‘civilizadora’.

     Em todos os demais, como se pode ver na foto, protagonistas são sempre mulheres. Lolita, em “Lolita de Aracaju, a mais jovem dona de bordel do mundo”Ritinha e Gabi/Iracema, em “A Espera e a Noivinha”, que foi reescrito para a Amazon como “Escravizada” – são meus romances sobre o tema da prostituição infantil.

   Em “O Cerco” VéricaKina, e Alana são as sacerdotisas celtas que, junto com a belíssima Ilduara (na verdade um eunuco ostrogodo), são as protagonistas que resolvem as grandes batalhas na Gália, durante a invasão dos hunos, em 451 A.D.

     A pequena Aline, do romance histórico “Aline de Troyes”, é a jovem guerreira gaulesa que salva sozinha uma legião romana inteira da destruição pelo ataque dos alamanos. Um dos personagens é o general romano Flavio Jovino, o fundador de Joinville, em 354 AD.

     Larissa, que só não foi Miss Universo porque não quis, desfila sua beleza e sua transformação em líder e prefeita durante as 1088 páginas de “Lua Oculta”, onde muita gente é eliminada por dois serial killers. A impressionante Gládis de Rios, bailarina de flamenco e instrutora de autodefesa feminina, é sua coadjuvante e seu ídolo.

     Em “Os reflexos do peixe brilhante” é a professora aposentada sessentona Dahlia Riechelmann que resolve o mistério de um assassinato em Joinville, SC. E só então descobre o que é o amor!

    Helena Fumiko é a jovem médica que volta do Japão aos 23 anos para tentar a reconciliação com seu avô na cidade de Bastos, SP, em “Doutora Fumiko, um amor que vence o Não e a vida exorta”.

     “A Princesinha quer dançar” conta em versos de poesia infantil a saga da princesa Samantha, quando seu rabugento pai proíbe a música e a dança em todo o reino.

     E a maravilhosa Leocádia, em “Negra Leocádia”, uma escrava, é a protagonista de um romance histórico no Rio de Janeiro colonial. Onde luzem também Tiradentes e a inconfidência mineira. E a revolução que tornou o Haiti a segunda nação independente das Américas. Leocádia ainda não foi publicada. Por incrível que pareça, aguarda ser libertada pelos portugueses. Desta vez, editores. Outra hora eu explico.

   Também como ghost writer mantenho esse protagonismo feminino. Dentre os livros que escrevi para terceiros, na categoria não ficção seis deles tem mulheres no papel principal: são duas trilogias policiais internacionais, onde as detetives amadoras são duas mulheres brasileiras – uma compositora e uma fotógrafa de moda.

Em não ficção:  

   “A Bela morde a fera” é a versão em português do precioso ensaio “Beauty bites beast”, de Ellen Snortland, na qual participo como editor e como autor do capítulo final, “O machismo oculto”. O tema é a autodefesa feminina em todas as suas múltiplas facetas.

     E “Como é caro ser mulher” é meu ensaio de economia feminista, que escrevi nos Estados Unidos e depois adaptei para o Brasil. Está em processo de tradução para lançamento em inglês, voltando a seu país de nascimento.

     Lolita é paulista de Brotas, morena de cabelos castanhos.

     Ritinha é loirinha e Gabi/Iracema é uma típica índia amazonense.

     As sacerdotisas celtas são ruivas muito altas, naturais da Bretanha

     Aline, da cidade gaulesa de Troyes, é franzina e castanha.

     A Miss Amarante Larissa Silva é loirinha, descendente de italianos em Santa Catarina.

     Nossa professora Dahlia Riechelmann, de esfiapados cabelos brancos, é descendente direta de alemães.

     A Doutora Fumiko, neta do patriarca de Bastos, é sansei, está na cara.

     A princesinha Samantha, branquinha e vegana, tem cabelos modernos de cor variável, depende do mês.

     “A bela morde a fera” é um ensaio, mas escolhi para sua capa uma bela e forte guerreira africana.

    E nossa Leocádia é preta, pretíssima, brasileiríssima, filha de escravos iorubás trazidos para a Bahia, mas vendida na infância para um senhor do Rio de Janeiro.

     Para terminar, a bela loira de “O filho da empregada” é uma transexual. Um jovem seminarista que foge do seminário para seguir seu amante padre. Quando este é abatido por grileiros de terras no Mato Grosso, o jovem vai para a Itália e faz operação para mudança de sexo. Retorna ao Brasil para graduar-se em duas faculdades e acabar, aos 40 anos, como a Primeira Ministra do primeiro governo parlamentarista do Brasil. Faz um governo ímpar, limpa o país da corrupção, tem 90% de aprovação. É quando dois policiais corruptos da Polícia Federal descobrem que ela é (foi) homem! E que é o filho da empregada da casa onde eles cresceram. Podem ficar milionários com a revelação. E agora?

     Todas essas mulheres não são apenas personagens auxiliares nesses livros de ficção. Elas são as grandes personagens heroicas e as detentoras reais do poder em todas as tramas. Das meninas prostitutas à sumo-sacerdotisa celta, da generosa e pura índia à benemérita Fumiko, é através dessas mulheres notáveis que eu homenageio na prática todas as mulheres, que, independente de títulos ou posições, são todas heroicas ‘per se’, por existirem e persistirem como mulheres num mundo que lhes é tão injusto e desigual.

  ‘Minhas’ mulheres são de todas as cores e de todos os ...sexos. São as donas das minhas letras, dos meus 365 dias de escritor.

 

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