quarta-feira, 23 de abril de 2014

AS PESSOAS SÃO CONTAGIOSAS – Parte 4 – o FANÁTICO
MILTON MACIEL 

Está aí mais um tipo altamente contagioso da nossa galeria de pessoas infecciosas. O Fanático é um desajustado que procura auto-compensação mediante o exagero contumaz, que ele impinge goela abaixo no seu interlocutor. Aliás, hoje o fanático tem muito mais amplitude, porque pode atacar por e-mail e pelas redes sociais.

Este ano, por ser de eleições majoritárias, o Fanático Político está em alta. Combinando substantivo e adjetivo, resolvi apelidá-lo de FANATITICO. Qualquer semelhança com idéia de um QI muito baixo é mera coincidência, embora a maioria dos Fanatiticos sejam de fato pessoas extremamente mal-informadas e de poucos estudos. Mas isso não quer dizer que não sejam inteligentes. Contudo, face à sua falta de base lógica, histórica e estatística, o Fanatitico tem enorme tendência a usar mal o que lhe coube de inteligência.

O Fanático, por essência, é um arroubado, um emocional. Seu fanatismo vem exatamente de sua paixão, de seu ódio ou de ambos simultaneamente. O Fanatitico, pelo geral, é movido pelo ódio: ele odeia o partido X, o governante Y, o sistema político Z. E, exatamente por ser movido a paixões e ódios, o Fanatitico está muito longe de ter objetividade. Ele distorce fatos e informações conscientemente, acredita em e propaga idéias, princípios e mensagens de outros Fanatiticos; ou de manipuladores profissionais, que sabem que podem contar com a pouca capacidade de discernimento do Fanatitico e usá-la a favor das causas deles.

Para ele todo o período de governo de Y foi um horror, nada, absolutamente nada houve de positivo que se salvasse, uma óbvia impossibilidade. Só porque ele odeia Y e seu partido Z. É, o Fanatitico é altamente incongruente, o que se pode esperar dele? O problema é que ele sempre consegue contagiar pessoas que estão no mesmo ou abaixo do nível de preparação dele, influenciando incautos e, de vez em quando, gerando novos Fanatiticos.

Mas o Fanatitico tem algo muito positivo: Ele é ciclotímico, flutua com as eleições. Se o lado dele ganhou, ele se converte em situação e, via de regra, mostra-se um perseguidor inclemente dos vencidos, passa a odiar os fanáticos políticos da oposição. Se o pessoal dele foi derrotado, ele amarra uma desilusão, uma úlcera gástrica, uma soltura abdominal crônica e, para felicidade nossa, some de cena, até a próxima eleição. Então ele volta com tudo, por Internet e ao vivo, para encher a nossa paciência  e tentar tanto nossa adesão a sua causa, como a destruição, a e ferro e fogo, dos adversários políticos.  Deus nos livre dos Fanatiticos!

Mas, já que botamos Deus no meio, chegou a hora de discutirmos um Fanático muito pior que o Fanatitico: é o Fanatigioso, o terrível e malfadado FANÁTICO RELIGIOSO. Ora, tanto quanto “o sertanejo é antes de tudo um forte”, o Fanático é, antes de tudo um CHATO! Aliás, antes e depois de tudo!

O problema começa pelo fato de o Fanatigioso não sumir depois das eleições. Aliás, é justamente a palavra eleição que cria o problema logo de cara. Ele é um dos Eleitos! Um dos que vai se salvar, ao passo que você e nós todos estamos previamente condenados à danação eterna e ao fogo do inferno. Ou ao gelo eterno, se o Fanatigioso for um esquimó. A menos, é claro, que você aceite sua pregação e se converta ao seu credo, sua igreja, sua seita, seu pastor ou sacerdote.

E como o Fanatigioso é mesmo um Fanático, ele é movido por paixões e por ódios. De um modo geral, ele ama apaixonadamente sua confissão e líderes. E odeia fulminantemente os incréus de outras seitas, confissões, crenças ou descrenças. Ele tem o SEU Deus e só esse salva. O Deus dele é mais deus que o das outras pessoas que preferem um deus de outra confissão. O Deus dele e a igreja dele salvam. Os outros e as outras... danação!

Francamente, é muito difícil conviver com esses indivíduos que se vêem envolvidos por uma aura sacrossanta e são mandados pelo mundo a converter os desalinhados com sua crença. Aí surge o tipo mais pernicioso de Fanatigioso, o Fanatigioso Pegapatapa. Que é o Fanático Religioso Que Pega Pagão a Tapa!

Ah, esse desajustado é muito mais perigoso, porque ele é um jihadista, faz guerra santa e usa boa parte do seu tempo para movê-la contra os seus pobres interlocutores. Sua emocionalidade não lhe permite admitir a ideia de liberdade de pensamento e liberdade de crença. O Pegapatapa é radical e desequilibrado ao extremo. Embora ele se creia um ungido, um enviado de Deus, ele é em essência bastante semelhante aos neonazistas, aos racistas e aos homófobos, o que se percebe em sua tendência a aceitar ou até mesmo pregar a violência contra os incréus que não aceitam a sua pregação e a conversão salvadora. É um Ku-Klux-Klan...

O perigo do Fanatioso é o de infernizar a tua vida, na medida em que ele busca, insistentemente, celestializá-la. Deus nos livre dos Fanatigiosos!

CONTINUA...


Nenhum comentário:

Postar um comentário